quarta, 10 de dezembro de 2025
Euro Dólar

MAIOR EVENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR NA BAHIA COMEÇA NESTA QUARTA (10) EM SALVADOR

Bruna Carvalho - 10/12/2025 12:15

O Parque Costa Azul se transforma, a partir desta quarta-feira (10), no principal ponto de encontro da agricultura familiar baiana com a abertura da 16ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária. O evento, que segue até domingo (14) com entrada gratuita, reúne gastronomia, cultura, experiências imersivas e mais de seis mil produtos de 600 cooperativas e associações dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.

A abertura oficial está marcada para as 17h, com presença de autoridades e representantes do setor, iniciando cinco dias de celebração, negócios e intercâmbio cultural. A primeira noite deve atrair grande público: às 20h, Jau sobe ao Palco Arena como atração principal, enquanto a Orquestra Sanfônica da Bahia se apresenta mais cedo no mesmo espaço. No Palco Nordestino, Joyce França também se apresenta às 20h.

Reconhecida como uma das maiores feiras do segmento no país, a edição 2025 amplia sua diversidade com produtos que vão de alimentos e bebidas a artesanato, flores, cosméticos, moda e itens da economia solidária.

Realizada pelo Governo do Estado, por meio da SDR e da CAR, em parceria com o MDA e a UNICAFES Bahia, a feira traz como grande novidade o Caminho da Roça — um percurso imersivo que apresenta seis sistemas produtivos da agricultura familiar baiana, com demonstrações ao vivo e vivências sensoriais sobre café, chocolate, mel, mandioca, caprinovinocultura e queijos artesanais.

A gastronomia também ganha destaque com duas praças dedicadas a pratos tradicionais, opções veganas, doces regionais, mariscos, bebidas artesanais e cafés especiais. Entre os lançamentos do ano estão a carne moída de ovino, o milho de pipoca não transgênico, o penne de milho, o hambúrguer de fibra de caju, o iogurte artesanal com geleia de uva e o chopp de mandioca.

A programação musical reúne mais de 25 atrações distribuídas entre o Palco do Samba, o Palco Nordestino e o Palco Concha, com nomes como Adelmário Coelho, Pedro Pondé, Samba Trator, Cicinho de Assis, Gereba, Jeanne Lima, Virgílio, Paulo Jequié e Fragmentos do Samba.

Além dos shows, o público encontra espaços tradicionais como a Tenda Quilombola, a Tenda Indígena, a Tenda de Artesanato e a 3ª Feira Agroecológica da Bahia. Ao todo, cerca de 30 atividades técnicas — entre encontros, oficinas e debates — fortalecem temas ligados à inovação, mercados, crédito e políticas públicas.

Nesta edição, o evento implanta pela primeira vez a coleta seletiva de resíduos orgânicos para compostagem e amplia a reciclagem de resíduos sólidos, com destinação para cooperativas habilitadas.

Foto: Davi Silva / @nossocostaazul

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.