

A Caixa Econômica Federal voltou a liberar, nesta terça-feira (10), a contratação de mais de um financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). A modalidade, suspensa desde novembro de 2024, foi reativada para atender ao aumento da demanda e ampliar o acesso ao crédito, segundo o banco estatal.
Com a decisão, clientes que já possuem um financiamento habitacional ativo — incluindo cônjuges, independentemente do regime de casamento — podem novamente solicitar um segundo crédito imobiliário pelo SBPE. A medida reforça a estratégia da instituição de estimular o mercado em um cenário de aquecimento do setor.
A Caixa destaca que as operações do SBPE oferecem condições competitivas, como atualização do saldo devedor pela TR, taxas a partir de 10,99% ao ano e prazos de até 420 meses. O modelo segue como alternativa para quem busca financiar imóveis fora das regras do Sistema Financeiro de Habitação (SFH).
O presidente da Caixa, Carlos Vieira, afirmou que a liberação do compulsório da poupança é essencial para garantir liquidez ao sistema financeiro. “Essa medida fortalece a capacidade das instituições de manter o ritmo de concessões, mesmo diante da redução dos saldos de poupança, garantindo estabilidade e continuidade no atendimento ao mercado”, disse.
Nos últimos meses, o banco e o governo federal adotaram medidas para ampliar o crédito imobiliário, como a elevação do teto do SFH de R$ 1,5 milhão para R$ 2,25 milhões e a retomada do financiamento de até 80% do valor do imóvel na modalidade SAC e 70% na Price. A reabertura da possibilidade de múltiplos financiamentos deve impulsionar o setor, especialmente entre famílias e investidores que buscam ampliar patrimônio, renda ou adquirir um segundo imóvel.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil