

O Natal de Salvador ganha, a partir desta terça-feira (9), ainda mais brilho e cultura com a abertura da mostra “Iluminados”, que ocupa o Espaço Uno, no Pelourinho. A iniciativa, que integra a programação oficial dos festejos natalinos e segue até 6 de janeiro, reúne 27 artistas visuais que, por meio de técnicas diversas, homenageiam quatro figuras emblemáticas da história da fé e da humanidade: Jesus Cristo, Santa Dulce dos Pobres, Madre Teresa de Calcutá e o Papa Leão XIV.
A exposição convida soteropolitanos e turistas a refletir sobre uma luz que vai além da ornamentação da cidade: a luz que emana de ações de bondade e justiça. A proposta é ampliar o conceito de “iluminar” Salvador durante o período natalino. Para o diretor de Iluminação Pública, Ângelo Magalhães, a iniciativa reforça a vocação do Centro Histórico como palco de cultura e espiritualidade.
“O Natal de Salvador é uma grande celebração de luz e esperança. O trabalho da DSIP é garantir que a cidade brilhe para receber as famílias, e iniciativas como a mostra ‘Iluminados’ nos lembram que a luz também vem da cultura e do exemplo de vida. Apoiar e divulgar a arte no Pelourinho é uma forma de manter acesa a chama da nossa história e valorizar a mensagem de paz deixada por essas grandes figuras”, afirmou.
A mostra reúne obras de 27 artistas participantes, entre eles Alysson Costa, Ana Kruschewsky, Andre Araujo, Bernardo Tochilovsky, Bianca Branco, Clarissa Mustafá, Daniel Luz, Gustavo Goes, Helena Maria Cruz, Izabel Andion, Jacy Gordinho, Jana Dourado, José Henrique Barreto, Léo Furtado, Lucas Rodrigues, Ludimila Lima, Luiz C. Campos, Lys Florence, Manuela Hereda, Margarida Neide, Mário Edson, Maristela dos Anjos, Nilton de Souza, Patricia Dieder Dalmas, Reinaldo Giarola, Rei do Mosaico, Rodrigo Nery e Silvana Lima, cujas criações dialogam com diferentes linguagens e interpretações sobre os homenageados.
Sob a curadoria do fotógrafo e artista plástico Mário Edson, a mostra propõe um olhar humanizado sobre os ícones celebrados. Segundo ele, o objetivo foi integrar arte e reflexão ao ambiente festivo do Natal, desafiando os artistas a interpretar o legado desses “semeadores da paz” para além da iconografia religiosa tradicional.
“A importância deste projeto é trazer arte e cultura para um ambiente que costuma ser apenas festivo. Nossa proposta não foi focar exclusivamente na santidade, mas valorizar esses quatro homenageados enquanto seres humanos e pela luta que travaram ao longo de suas existências. Foi um desafio equilibrar as obras, pois a devoção por Santa Dulce é muito forte entre nós, mas conseguimos harmonizar a mostra com representações belíssimas de todos os ícones”, destacou o curador.
A mostra apresenta pinturas, esculturas e técnicas mistas. Entre os expositores está a artista Jacy Gordinho, que apresenta a série Da Luz ao Mármore e a obra Coração Ardente e o Véu de Luz. “Minhas obras são uma tentativa de materializar a espiritualidade e a força da devoção. Na série Da Luz ao Mármore, a técnica utilizada busca representar a perenidade do legado dessas figuras. Espero que o público reflita sobre a luz que nos guia e o impacto duradouro dessas vidas iluminadas”, afirmou.
A visitação é gratuita e ocorre de terça a sábado, das 14h às 20h. O Espaço Uno está localizado na Rua das Portas do Carmo, em frente ao restaurante Maria Mata Mouro.
Serviço
O quê: Mostra coletiva “Iluminados”
Onde: Espaço Uno – Rua das Portas do Carmo, Pelourinho (em frente ao restaurante Maria Mata Mouro)
Visitação: Até 6 de janeiro de 2025
Horário: Terça a sábado, das 14h às 20h
Entrada: Gratuita
Foto: Ascom/ DSIP