

O presidente Lula (PT) segue à frente de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em um possível confronto direto nas eleições de 2026, segundo pesquisa Datafolha realizada entre terça (2) e quinta-feira (4). O levantamento mostra Lula com 51% das intenções de voto, contra 36% do senador, diferença de 15 pontos percentuais. A pesquisa ouviu 2.002 eleitores em 113 municípios e tem margem de erro de dois pontos.
O nome de Flávio foi anunciado como aposta do ex-presidente Jair Bolsonaro na sexta-feira (5), após sua condenação por tentativa de golpe o tornar inelegível. O Datafolha, porém, ressalta que a pesquisa foi concluída antes da manifestação pública de Bolsonaro, e eventuais impactos dessa movimentação ainda não puderam ser medidos.
Outros candidatos da direita também foram testados. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparece com 42%, enquanto Lula registra 47%. Já o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), tem 41%, ante 47% do petista. Entre nomes mais alinhados ao bolsonarismo, o desempenho é menor: Eduardo Bolsonaro (PL-SP) marca 35% contra 52% de Lula, e Michelle Bolsonaro (PL-DF) tem 39%, diante de 50% do atual presidente.
Foto: Foto: Divulgação