

O vice-governador Geraldo Júnior participou, nesta sexta-feira (5), da solenidade que marcou a formatura de 1.865 novos soldados da Polícia Militar da Bahia, realizada na Vila Militar, nos Dendezeiros, no bairro do Bonfim, em Salvador. O evento contou também com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e celebrou a conclusão do curso iniciado em novembro de 2024.
“Este é um dia de conquista para a Bahia. Esses novos soldados chegam às ruas com técnica, preparo e consciência da missão que assumem. Nosso governo segue firme em garantir uma polícia cada vez mais preparada, humana e atuante, para proteger vidas e servir com responsabilidade. Reforçar o efetivo é importante, mas formar bem cada policial é ainda mais decisivo para a segurança da nossa população”, afirmou Geraldo Júnior.
Dos novos profissionais incorporados à corporação, 1.077 reforçarão Salvador e Região Metropolitana, enquanto 788 seguirão para cidades do interior, fortalecendo a atuação da PM em diversas regiões, como Ilhéus, Juazeiro, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Barreiras e Irecê.
A tropa concluiu 37 disciplinas, distribuídas em dois módulos, abrangendo temas essenciais como preservação da prova, policiamento ostensivo, direitos humanos, primeiros socorros, gestão de crises, inteligência policial, mediação de conflitos, atividades de choque, trânsito, defesa pessoal, armamento e tiro. Os soldados já iniciam suas atividades nas unidades designadas.
Geraldo Júnior também ressaltou o compromisso da gestão com o fortalecimento da segurança pública por meio de formação qualificada e ampliação do efetivo. “A incorporação dos novos soldados integra o esforço contínuo do Estado para ampliar a presença da polícia nas ruas e qualificar o enfrentamento ao crime, garantindo mais proteção às famílias baianas”, disse.
Foto: Feijão Almeida/GOVBA