

A nova orla de Pituaçu foi entregue, neste sábado (6), com mais de três quilômetros de intervenções. Houve a recuperação dos passeios, dos estacionamentos públicos e da ciclovia, além de pavimentação em concreto e em pedra portuguesa, paisagismo, quadras poliesportivas e campos de futebol e 25 quiosques para a comercialização de alimentos e bebidas. O prefeito Bruno Reis, a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, além de diversas autoridades municipais e representantes da Orla Brasil, empresa responsável pela concessão do Parque Urbano da Orla Pituaçu, participaram da inauguração.
As intervenções vão da Ponte Rio das Pedras até a 3ª Ponte. O espaço recebeu quatro campos de futebol, sendo dois de grama sintética, um de terra e um de areia. Foram entregues 20 quadras: três poliesportivas, oito de beach tênis, cinco de tênis e quatro de futmesa. Para os amantes do esporte, tem também três academias, além dos três quilômetros de ciclovia. O investimento na requalificação urbana e ambiental da orla de Pituaçu foi de R$ 135.423.758,73. O prefeito Bruno Reis afirmou que a obra é a maior de Salvador feita com recursos próprios da Prefeitura. Ele disse que, diante da capacidade de investimentos adquirida nos últimos anos, Salvador não precisa mais escolher se vai fazer investimentos na orla ou construir hospitais e escolas.
“Hoje, essa cidade não precisa mais escolher se vai recuperar a sua orla ou se vai fazer o quarto hospital, que vamos entregar no início do ano que vem, também com 150 milhões de reais de recursos próprios. Não precisa escolher entre fazer a orla ou entregar grandes escolas. Na semana passada, quem estava comigo no Calabar e no Alto das Pombas viu a qualidade das nossas unidades. Salvador não precisa mais escolher entre fazer um trecho de orla ou fazer um equipamento esportivo, como estamos fazendo ao lado do Centro de Convenções”, declarou.
Bruno Reis ressaltou o trabalho realizado pela Prefeitura desde 2013 de requalificação da orla de Salvador. “Ontem, autorizamos lançar a licitação de mais um trecho da Cidade Baixa, ali no Bonfim e na Contorno. Também já concluímos o projeto do novo Food Park da Boca do Rio, que será feito no mesmo padrão da Vila Caramuru e da Vila dos Namorados. Ao final de 2028, vamos chegar a 100% da orla de Salvador requalificada”, salientou. Para quem for passear com as crianças, a nova orla tem quatro parques infantis e paraciclos. São 25 quiosques distribuídos ao longo do percurso, sendo 13 unidades funcionando como restaurantes, sete como ponto de água de coco e outros cinco para comercialização de acarajé. O projeto é da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e a administração será realizada pela Orla Brasil.
A presidente da FMLF, Tânia Scofield, destacou a magnitude da obra. “Para que hoje a gente tenha essa área de lazer e esporte entre Pituaçu e Jaguaribe, foi preciso fazer uma grande intervenção na estrutura de toda a orla. A primeira coisa que pensamos foi transferir a via de veículos, que antes descia pela orla, para a parte interna. Isso foi necessário para criar uma área de lazer ampla, com calçadão, ciclovia, quiosques, restaurantes”, afirmou.
Ela disse, ainda, que foi realizada a ampliação da calçada, justamente para possibilitar o calçadão e a ciclovia. “Quando trabalhamos o projeto, já estavam previstas melhorias em todas as quadras aqui da Boca do Rio, além de outras áreas de esporte ao longo da via. Depois fizemos alguns ajustes, incorporando mais quiosques e alguns restaurantes. Hoje, dá para perceber a ordem e a organização que essa área passou a ter. Inclusive, tem um ponto importante que vale destacar: a passarela que liga os dois parques”, declarou.
Foram sete trechos entregues nesta gestão: Farol de Itapuã (trecho 3 e 4), Stella Maris, Praia do Flamengo, Ipitanga, Porto da Lenha e Pituaçu. Entre 2013 e 2025, foram requalificados 33 trechos de mar em Salvador.
A vice-prefeita Ana Paula Matos celebrou a conquista. “Hoje, deixamos mais um legado para a nossa cidade, uma orla com infraestrutura moderna e pensada para ampliar a experiência de quem vive e visita Salvador. Cada equipamento, cada espaço revitalizado reafirma nosso compromisso com uma cidade mais acolhedora, vibrante e cheia de oportunidades. O Palco Nelson Rufino simboliza essa força da nossa cultura, celebrando a criatividade e a musicalidade que fazem de Salvador um destino único. Tenho certeza de que esta nova orla vai atrair ainda mais turistas e fortalecer o orgulho dos soteropolitanos”, disse.
Palco – A entrega da nova orla de Pituaçu marcou também a inauguração do palco Nelson Rufino. A cerimônia contou com a presença do próprio Nelson Rufino, que fez a apresentação inaugural ao lado da banda Batifun, marcando a estreia artística do palco e abrindo a programação especial do dia. O local terá apresentações musicais diárias a partir do dia 22.12, com samba das 16h às 20h.
O Palco Nelson Rufino homenageia um dos grandes nomes do samba da Bahia e abre suas atividades com uma programação especial de shows e apresentações, ampliando a vocação cultural da nova orla de Salvador. O local recebeu uma estátua do artista em tamanho real. A escultura, em fibra de vidro e cobre, leva a assinatura do artista paraense Francisco de Assis, responsável pelas estátuas de Gilberto Gil e Preta Gil, no Rio de Janeiro.
O secretário municipal da Ordem Pública, Décio Martins, afirmou que a obra criou um novo parque esportivo na orla de Salvador. “Além disso, são 25 quiosques, dos quais 12 estarão em funcionamento até o final do ano. Já temos dois restaurantes funcionando, que estão abertos há aproximadamente 15 dias. Hoje também está sendo inaugurado oficialmente o palco Nelson Rufino, um equipamento importante para a capital, trazendo de volta o soteropolitano para frequentar a praia do Corsário”, disse.
Martins frisou também a região se tornou ponto de frequentação de famílias. “São as pessoas passeando pela região, caminhando com seus cachorros e com seus filhos, o que transmite uma sensação de segurança muito grande. Conversando com as pessoas que estavam no restaurante, todas disseram que a cidade precisava de um espaço como esse. É importante destacar que o edital determinou a permanência dos operadores de praia que já trabalhavam no local. Eles receberam novos kits, e quem passa por aqui já percebe esse material padronizado. Os novos postos do Salvamar também foram completamente requalificados”, salientou.
Para João Marcello Barreto, presidente da Orla Brasil, o novo palco é símbolo de um projeto que une tradição e modernidade. “O palco Nelson Rufino é mais do que um espaço para shows, é uma homenagem viva à música e à essência de Salvador. Queremos que a população sinta orgulho da sua orla e encontre aqui um lugar para celebrar sua cultura, seu ritmo e seu sabor. A Orla de Pituaçu está se transformando em um verdadeiro cartão-postal de experiências que traduzem a alma baiana”, afirma.
Visita– O prefeito e as demais autoridades fizeram o percurso da nova orla e acompanharam uma apresentação do projeto Orla em Movimento, como aulas de fitdance e beach tennis, e conversaram com empresários e marcas que abraçaram o projeto. A comitiva visitou o protótipo da estátua de Yemanjá, criada pelo artista Guru Moreno, o projeto Lixo Zero e o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de resíduos recicláveis, equipado também com bebedouros de água para reduzir o uso de garrafas e copos plásticos.
Depois da instalação da placa inaugural, houve uma lavagem simbólica da passarela com integrantes da Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares (Abam), celebrando a fé, a cultura e a ancestralidade.
O presidente da Saltur, Isaac Edington, afirmou que o novo trecho de orla vai impulsionar ainda mais o turismo de Salvador. “Sem dúvida, temos uma orla atlântica extraordinária, com quase 60 quilômetros totalmente requalificados. Certamente seremos novamente um dos destinos mais procurados do Brasil. Temos um calendário de eventos que já virou até meme na internet, pela quantidade de atrações que teremos até o Carnaval, nesse novo ciclo que começa agora com o pré-verão. Estamos muito felizes. A cidade retomou o protagonismo no turismo nacional, e iniciativas como essa mostram que estamos no caminho certo”, frisou.
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS