

O secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, afirmou que o novo Código de Ética e Disciplina dos Militares da Bahia (Cedim) tem como objetivo “dar a melhor governança para essa instituição tão grande”. A declaração foi dada nesta sexta-feira (5), durante a formatura de 1.865 novos soldados na Vila Militar, no Bonfim.
O Projeto de Lei encaminhado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) foi publicado no Diário Oficial em 25 de novembro. O texto, de 55 páginas, define valores, deveres e padrões éticos, além de listar transgressões, penalidades e regras para sindicâncias, investigações preliminares e processos administrativos.
Segundo Werner, “o código, constituído e criado pela Polícia Militar, foi encaminhado e será amplamente discutido na Assembleia Legislativa para que a gente possa fortalecer ainda mais a instituição”. Ele destacou que “todas as principais instituições do mundo, militares, civis e até da sociedade privada tem um código de conduta e de ética”.
O secretário também comentou o Plano de Atuação Qualificada de Agentes do Estado (PQUALI) 2025-2027, lançado em 22 de outubro, com foco na redução da letalidade policial. “Um plano de atuação qualificada, no qual a gente vem buscando cada vez mais fazer uma atuação eficiente, o policiamento orientado pela inteligência”, afirmou.
A proposta prevê a criação de um núcleo de gestão e fiscalização voltado à qualificação das forças de segurança e à diminuição das mortes por intervenção policial.
Werner destacou ainda que os novos soldados reforçarão a corporação bicentenária após uma “sequência de entregas de infraestrutura, de viaturas e de equipamentos”. A cerimônia teve a presença do governador Jerônimo Rodrigues.
Foto: Feijão Almeida/GOVBA



