

A empresária Janete Vaz, cofundadora e presidente do Conselho de Administração do Grupo Sabin, foi reconhecida nesta quinta-feira, 4, em Salvador, com o Prêmio Benchmarking, dedicado a destacar a “História de Legado” de grandes nomes da saúde brasileira. A premiação, realizada no Cerimonial Conceição da Praia, em Salvador, celebrou os líderes que iniciaram seus negócios do zero e, com visão e determinação, ajudaram a transformar o setor de saúde no país.
Para Janete Vaz, a homenagem simboliza mais do que um marco profissional, representa a confirmação de uma trajetória construída ao longo de 41 anos do Grupo Sabin. “Receber o Prêmio Benchmarking me enche de orgulho, porque é a confirmação de que cada desafio enfrentado valeu a pena, principalmente por ser uma empresa que nasceu da iniciativa de duas mulheres, eu e minha sócia Sandra Soares Costa, e que hoje está presente em 14 estados e no Distrito Federal, com 358 unidades”, afirma ela, que estava no evento acompanhada da cogestora do Sabin em Salvador, Agnaluce Moreira.
A empreendedora destaca a Bahia como um capítulo importante dessa história do Grupo Sabin: “Quando decidimos expandir nacionalmente, um dos primeiros lugares que chegamos foi a Bahia, em 2012. Começamos por Barreiras e hoje já estamos em Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas, Santo Antônio de Jesus e Luís Eduardo Magalhães, oferecendo análises clínicas, genômica e diagnóstico por imagem. Esse reconhecimento me emociona e inspira a todos que sonham empreender a transformarem esse propósito em realidade”, completa.
Ainda de acordo com Janete Vaz, valores como disciplina, ética e excelência foram essenciais para consolidar o legado do Grupo Sabin, que atualmente emprega 7 mil pessoas. “É preciso dar o primeiro passo e ter coragem para enfrentar os desafios, com transparência e foco no impacto positivo que geramos na vida de quem atendemos. A sensibilidade humana, aliada à inovação e à gestão responsável, também guiou, e ainda guia, nossas decisões”, explica.
Ela também deixa um conselho especial para novos empreendedores, sobretudo as mulheres interessadas no mercado da saúde: “Estudem o setor, invistam em gestão e inovação, mantenham o foco na qualidade do cuidado e não tenham medo de pedir ajuda para realizar seus sonhos”, aconselha ela, destacando que Sabin segue ampliando seu alcance pela país e reforça, cotidianamente, o compromisso com a inovação, a excelência e o cuidado com as pessoas.
Foto: Roberto Abreu/ Prêmio Benchmarking