

Nesta quinta-feira (4), é dedicado à Argentina no Salão Internacional na Fenagro 2025, a Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia (Seagri), a Secretaria de Turismo (Setur) e Wilson Andrade, presidente do Conselho de Comércio Exterior e Relações Internacionais (COMEX) da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), vão receber às 18h participantes de 20 países que estão na Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados (Confest/Confege), realizada de 3 a 5/12 no Cimatec, em Salvador (BA).
Maior e mais importante órgão oficial de informação do Brasil e um dos maiores do mundo, prestes a completar 90 anos em 2026, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) promove este evento com mais de 1000 pesquisadores e mais de 100 autoridades de cerca de 30 países. São mais de 60 horas de atividades, com transmissão on-line dos principais eventos.
Com apoio da Federação das Indústrias (FIEB) e governo estadual da Bahia, a conferência tem como objetivo apresentar uma proposta de Plano Geral de Informações Estatísticas e Geográficas (PGIEG), previsto em Lei, que o IBGE não apresentava ao país desde 1974. E que é fundamental na estratégia e planejamento das informações oficiais.
“A Fenagro sempre teve a visão de potencializar eventos que projetam a Bahia por meio de seus setores produtivos, harmonizando-os com a atividade turística. Tenho participado, ao longo de muitos anos, de feiras agropecuárias ao redor do mundo. E aprendi como visitantes, investidores, compradores e até expositores estrangeiros são bem acolhidos em países onde esse modelo de Salão Internacional é altamente profissionalizado. Em diversas Fenagros internacionais, as próprias famílias dos expositores se mobilizam para apoiar o receptivo do salão, substituindo profissionais como garçons e recepcionistas e até oferecendo iguarias produzidas em suas casas. Esse gesto cria vínculos humanos e comerciais extremamente valiosos”, explica Andrade que, quando nomeado Cônsul Honorário da Finlândia em 2008, apresentou a ideia e sugestão de estruturar um espaço especial, adequado ao atendimento de compradores e investidores estrangeiros.
Andrade explica que os expositores da Fenagro das diversas cadeias produtivas estão convidados a fazer parte. Além disso, os compradores internacionais que participaram da e-Agro 2025, evento organizado pela FAEB e Sebrae-BA, com os interesse especial em cacau e frutas da Bahia, também foram convidados. “Essa cooperação permanente de busca por negócios e investimentos de fora do Brasil é o caminho mais rápido para o desenvolvimento da nossa economia. Esse caminho deve ser trilhado em conjunto pelos diversos setores produtivos e Governo. E foi por contribuir com essa cooperação, de forma permanente e proativa, que a Seagri entregou à Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), em 3/12, em sua comemoração pelos 130 anos da secretaria, a homenagem pelo reconhecimento”, disse Andrade que também é diretor-executivo da ABAF.
A visita dos representantes internacionais à Fenagro ocorre em um momento de forte aproximação da FIEB com delegações estrangeiras interessadas em oportunidades de negócios na Bahia. “A Gerência de Comércio Exterior, liderada por Patrícia Orrico, e o Conselho de Comércio Exterior têm recebido semanalmente embaixadores, adidos comerciais e delegações oficiais de diversos continentes. Essa movimentação demonstra o interesse crescente dos países em ampliar parcerias industriais, tecnológicas e agroindustriais com o estado, ao mesmo tempo em que o Brasil avança em grandes acordos multilaterais, como as negociações com a União Europeia “, destaca Andrade.
Essa intensificação das relações internacionais também se refletiu na agenda recente de Wilson Andrade. Na última semana, ele recebeu, na sede da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), Rei Baálẹ̀ Shokunbi Olawale do Reino de Ayero, Estado de Ogun, Nigéria, que discutiu oportunidades de cooperação bilateral em setores estratégicos.
Foto: Divulgação ABAF



