quinta, 04 de dezembro de 2025
Euro Dólar

PREFEITURA DESTACA AÇÕES PARA ATRAIR TURISTAS DURANTE LANÇAMENTO DA ALTA TEMPORADA 2025/2026

Bruna Carvalho - 04/12/2025 12:51 - Atualizado 04/12/2025

Durante evento de lançamento da alta temporada de verão 2025/2026 do Salvador Bahia Airport, nesta quarta-feira (3), a vice-prefeita e titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos, destacou o trabalho que vem sendo realizado pela administração municipal para atrair turistas e aumentar o tempo de permanência dos visitantes na capital baiana.

A gestora citou o impacto econômico das ações culturais recentes, a exemplo do Salvador Capital Afro, lembrando que, apenas no feriado da Consciência Negra, a cidade obteve acréscimo de R$ 211,5 milhões em receita.

“Esse incremento representa renda para a baiana de acarajé, para o taxista, para o motorista de aplicativo e para os diversos profissionais que fazem parte da cadeia do turismo, inclusive aqueles que atuam de maneira indireta. São as pessoas que vão vender os seus produtos e, com isso, a cidade cresce economicamente. Por isso, pedimos aos soteropolitanos que tratem bem os turistas, que acolham e deem informações, pois, de modo organizado, a cidade está bem administrada para gerar emprego e renda”, afirmou.

Além da receita recorde, a capital registrou 76,19% de ocupação hoteleira no período, confirmando a força do feriado prolongado e o crescente interesse do público no calendário cultural do Novembro Salvador Capital Afro.

Ainda segundo a vice-prefeita, a atração de turistas para a cidade tem sido fruto de um trabalho de zeladoria cultural e, sobretudo, de antecipação da divulgação do calendário das festas.

“Pela primeira vez, a gente divulgou, em setembro deste ano, o calendário do Natal e do Réveillon. Isso fez com que as pessoas se antecipassem, algo que está provado nos números. Temos uma alta procura, de 20 de dezembro a 10 de janeiro, porque as pessoas, sabendo do calendário, puderam reservar hotel, hospedagem e puderam comprar as passagens”, disse Ana Paula.

Procura

Como resultado dessas ações, Salvador aparece como um dos destinos mais procurados pelos brasileiros para passar as festas de fim de ano, como revela o novo relatório Check-in para sua Viagem: Natal e Ano Novo 2025, divulgado pelo Kayak, um dos principais metabuscadores de viagens do mundo, com mais de dez anos de atuação no Brasil.

O relatório é baseado em buscas realizadas entre janeiro e setembro deste ano, feitas por brasileiros que desejam viajar entre 20 de dezembro e 10 de janeiro de 2026. A capital baiana ocupa a segunda colocação no ranking, atrás apenas do Recife (PE).

Fazem parte da estratégia de captação de turistas, além da atração de novos voos por parte da concessionária que opera o Aeroporto de Salvador, a disponibilização de diversos equipamentos culturais na cidade pela Prefeitura de Salvador, a exemplo do Museu Cidade da Música da Bahia, da Galeria Mercado e da Casa das Histórias que, desde o mês passado, está recebendo a exposição Florestas de Infinitos, um convite a adentrar territórios de espiritualidade, arte e ecologia.

Há também o Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), que recebe muitos turistas internacionais, a Casa do Carnaval, a Casa do Rio Vermelho e os fortes na Barra. A lista ainda inclui o recém-inaugurado Centro de Interpretação da Mata Atlântica (Cima), em Monte Serrat, com uma sala imersiva, mirante, biblioteca verde e um mundo encantado da criança.

“Há muitas opções para visitar e conhecer, além dos eventos, a exemplo do Viver Salvador. Fizemos com que esse Natal se juntasse com o Réveillon, então, no dia 25, vai ter um grande evento aqui, que é a missa do Frei Gilson e, no dia 26, Roberto Carlos, pela primeira vez de maneira gratuita. De 27 a 31, o Réveillon, e a programação continua com as festas populares. Portanto, quem quiser vir a Salvador vai ter motivos, vai ter equipamentos para visitar, vai ter o que fazer, vai ter restaurantes maravilhosos para ir e eventos para que o turista fique mais tempo na cidade. Esse é o nosso grande desafio: aumentar o tempo de estada para que melhore ainda mais a nossa economia”, disse Ana Paula.

Foto: Adam Vidal/ Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.