

O Gorges Residence, primeiro residencial de luxo da histórica Rua Chile, em Salvador, iniciou oficialmente as vendas de suas 12 unidades, com preços que variam de R$ 2,8 milhões a cerca de R$ 5,5 milhões.
O prédio, um marco modernista de 1956 construído pelo imigrante turco Jacó Gorges, passou por um dos processos de retrofit mais complexos já executados no Centro Histórico. Totalmente requalificado, o edifício renasce como símbolo da retomada da Rua Chile, que entre as décadas de 1950 e 1970 era referência comercial da capital baiana.
Entre os imóveis, o apartamento 101 se destaca por reunir piscina privativa e vista para a Cidade Baixa com a mesma altura de um edifício de 40 andares, apesar de estar no primeiro pavimento. Todas as unidades serão entregues mobiliadas, automatizadas e com projetos exclusivos — cada uma assinada por um arquiteto diferente, em parceria com a Home Design.
O retrofit foi comandado pela arquiteta Kiki Meireles, que preservou as linhas modernistas originais e reinterpretou elementos da fachada com linguagem contemporânea. Já os ambientes comuns, como lobby, bistrô e rooftop, foram projetados pela GAM Arquitetos.
A cobertura abriga o restaurante Peixe Voador, comandado pela chef Preta, que já desponta como novo cartão-postal da Rua Chile devido à vista panorâmica da Baía de Todos-os-Santos.
Foto: Gorges Residence