quarta, 03 de dezembro de 2025
Euro Dólar

BAHIA APRESENTA PRIMEIROS TRENS DO VLT EM PROJETO DE R$ 5,4 BILHÕES

Bruna Carvalho - 03/12/2025 09:00

O governador Jerônimo Rodrigues apresentou, nesta quarta-feira (3), durante ato na avenida Paralela, os primeiros trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador, marcando o início da fase de testes do novo sistema de mobilidade. As composições chegaram à capital após restabelecimento técnico-operacional na fábrica da CAF, em Hortolândia (SP).

“Apresentar a Salvador e a Bahia e ao Brasil e ao mundo. Ficou um case de sucesso, desde o processo de destravamento da compra até os prazos de modernização dos trens, até os testes que vão acontecer. Essa obra é de mobilidade, mas ela carrega investimentos muito intensos, desde a parte de macrodrenagem”, afirmou o governador.

Avaliado em R$ 5,4 bilhões, o projeto prevê 42 paradas distribuídas em três trechos:

  • Trecho 1: Calçada – Ilha de São João
  • Trecho 2: Paripe – Águas Claras
  • Trecho 3: Águas Claras – Piatã

O VLT deve substituir gradualmente o trem suburbano, ampliar a integração com outros modais e aumentar a capacidade de deslocamento na capital. A etapa de testes agora iniciada é necessária antes do início da operação definitiva.

Foto: Divulgação / GOVBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.