

As ações promovidas pelo Hospital Mater Dei Salvador (HMDS) marcaram, neste sábado (6), a 15ª edição nacional da campanha de rastreamento do câncer de próstata e o terceiro ano consecutivo da mobilização realizada em Salvador. O esforço reforça o compromisso do HMDS com a saúde da população e com o diagnóstico precoce de doenças de alta incidência, como o câncer de próstata — que mata um homem a cada 25 minutos no mundo, segundo o Global Cancer Observatory (GLOBOCAN 2022).
No HMDS, 100 homens receberam atendimento gratuito durante o Novembro Azul, incluindo avaliação urológica e ações educativas conduzidas pelo urologista Nilo Jorge Leão, Coordenador do Serviço de Urologia do Hospital. A mobilização se soma à assistência gratuita oferecida a 100 mulheres, beneficiadas com exames de rastreamento do câncer de mama, totalizando 200 pessoas beneficiadas na campanha deste ano.
O mutirão de 2025 trouxe um avanço inédito. Em parceria com a Rede Mater Dei de Saúde e a Strattner Intuitive, até cinco pacientes diagnosticados durante as ações receberão tratamento integral por meio de Prostatectomia Radical Robótica no HMDS. O procedimento será totalmente custeado pela indústria em conjunto com a instituição, ampliando o alcance social da iniciativa.
O esforço ocorre em um momento decisivo para a saúde pública, após a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) aprovar a Prostatectomia Radical Robótica no SUS. Embora a tecnologia ainda não esteja disponível na rede pública da Bahia, a atuação do HMDS reforça a urgência de expandir o acesso a tratamentos de ponta e garantir à população baiana o que há de mais moderno e seguro na medicina contemporânea.