

Dentro do cronograma de distribuição nacional do Ministério da Saúde, a Bahia recebe, nesta quarta-feira (3), um total de 44.525 doses da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR). Ofertado gratuitamente pela primeira vez pelo SUS, o imunizante é destinado a gestantes a partir da 28ª semana e tem como objetivo reduzir casos de bronquiolite em recém-nascidos.
O primeiro lote enviado pelo Ministério da Saúde, que totaliza 673 mil doses, contemplará todos os estados e o Distrito Federal. Com a chegada dos imunizantes, estados e municípios poderão iniciar imediatamente a vacinação nos postos de saúde.
“Esse é mais um passo decisivo para proteger gestantes e recém-nascidos de uma das infecções respiratórias mais graves do período neonatal. A chegada dessa vacina é uma novidade e reforça o compromisso do SUS com a prevenção e com o cuidado integral das famílias brasileiras”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
“A proteção das gestantes e dos nossos bebês é construída a muitas mãos. A parceria com o Ministério da Saúde e a mobilização dos municípios baianos permite que essa vacina chegue com rapidez e alcance todas as famílias. O Governo do Estado segue trabalhando de forma conjunta e comprometida para ampliar o acesso, fortalecer a prevenção e garantir que nenhuma gestante fique sem essa importante proteção”, destacou a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
A oferta da vacina no SUS, que na rede privada pode custar até R$ 1,5 mil, foi viabilizada por meio de acordo entre o Instituto Butantan e o laboratório produtor, que assegurou a transferência de tecnologia ao Brasil. Com isso, o país passará a fabricar o imunizante, ampliando a autonomia e o acesso da população a essa proteção.
O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% dos casos de pneumonia em crianças menores de dois anos, no país. A vacina oferece proteção imediata aos recém-nascidos, reduzindo hospitalizações.
Em 2025, até 22 de novembro, o Brasil registrou 43,2 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados por VSR. Desses casos, a maior concentração de hospitalizações ocorreu em crianças com menos de dois anos de idade, totalizando mais de 35,5 mil ocorrências, o que representa 82,5% do total de casos de SRAG por VSR no período.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, foram registrados na Bahia, este ano, 2.269 casos de SRAG provocados por VSR. Destes, 1870 ocorreram entre crianças menores de dois anos, o que representa 82,42% dos casos.
O grupo prioritário para receber a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório são todas as gestantes, a partir da 28ª semana de gravidez. Não há restrição de idade para a mãe. A recomendação é tomar dose única a cada nova gestação.
Fotos: João Risi/MS