

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seria reeleito para o seu quarto mandato se as eleições fossem no próximo domingo, 7. É o que aponta a pesquisa AtlasIntel/Bloomberg divulgada nesta terça-feira, 2. Segundo o levantamento, o petista venceria em todos os cenários simulados. Quando os adversários são os mesmos do pleito de 2022, Lula aparece com 45,7%, seguido de Jair Bolsonaro (PL) com 44,8%, Simone Tebet (MDB) 2,9% e Ciro Gomes (PDT) com 2,8%. Atualmente, Bolsonaro cumpre pena de 27 anos e 3 meses de prisão por envolvimento na tentativa de golpe de Estado após as últimas eleições presidenciais e está inelegível.
Em um segundo cenário, contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o petista pontua com 48,4% , enquanto o aliado do ex-presidente aparece com 32,5%, e o terceiro lugar é o governador de Goiás Ronaldo Caiado (União Brasil) com 5,7%. No terceiro cenário, em simulação contra a ex-premeira dama Michelle Bolsonaro (PL), mas sem Tarcísio, Lula venceria por 48,7% contra 28,6%. Caiado aparece com 9,4%. Em simulação com Flávio Bolsonaro (PL), Lula estaria acima com 47,3% contra 23,1% do filho do ex-presidente. Caiado seria o 3º lugar com 10,2% e Ratinho Jr. teria 7,2%. Em cenário sem um nome direto ligado a Bolsonaro, Lula lidera com 48,5%, seguido por Caiado (16,9%) e Ratinho Jr. (12,6%).
Segundo turno
Em cenários hipotéticos de segundo turno, Lula tem vantagem contra todos os adversários. Contra Bolsonaro, Lula venceria por 49% contra 47%. Os mesmos valores são observados na simulação de Lula contra Tarcísio de Freitas e Michelle Bolsonaro. Em dois cenários, contra o governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado há projeções idênticas: Lula teria 49% dos votos, contra 41% dos governadores em cada um dos casos. No caso de Ratinho Jr. (PSD) a diferença é de 49% para Lula e 40% para o governador do Paraná. Em cenário contra o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), Lula venceria por 47% contra 28%.
Para chegar ao resultado, a AtlasIntel ouviu 5.510 pessoas entre os dias 22 e 27 de novembro de 2025, por meio de Recrutamento digital aleatório (Atlas RDR). A margem de erro é 1 p.p. para mais ou para menos, com margem de confiança de 95%. O Instituto Atlasintel foi o único a apontar tanto a virada como a vitória do atual governador Jerônimo Rodrigues (PT)sobre o ex-prefeito ACM Neto (União Brasil), nas eleições de 2022. No cenário internacional, cravou os resultados do primeiro e segundo turnos na Argentina e acertou nos cenários das eleições presidenciais da Colômbia em 2022 e nos Estados Unidos em 2020. Em 2024, a Atlasintel continuou sua parceria com A TARDE, tendo divulgado pesquisas em diversas cidades do estado durante as eleições municipais.
Foto: Alexandre Schneider/Getty Images