

Na próxima quinta-feira (4) a Festa de Santa Bárbara, abrirá o calendário de festas populares da Bahia. A procissão, que tradicional que reúne milhares de fiéis todos os anos, ocorre após a missa celebrada às 8 horas na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, localizada no Centro Histórico.
Antes da procissão, a Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (Irmandade dos Homens Pretos) realiza um tríduo preparatório nos dias 1, 2 e 3. Ao longo dessas três noites, de segunda a quarta-feira, a programação inclui a recitação do Santo Terço às 17h, seguida da celebração da Santa Missa às 18h.
No dia 4, quando acontece o ponto alto das homenagens à santa, a programação terá início às 6h, com a Alvorada de Fogos, seguida pela tradicional Salva dos Clarins, às 7h. Às 8h, será celebrada a Santa Missa campal, seguida de procissão pelas ruas do Pelourinho. Os devotos vão sair da Igreja do Rosário dos Pretos, passando pelas ruas Gregório de Mattos, João de Deus, Terreiro de Jesus, Praça da Sé e Ladeira da Praça.
Ao chegar ao Corpo de Bombeiros, na Barroquinha, os devotos farão uma parada para homenagear a padroeira da corporação e, logo após, seguirão para a Baixa dos Sapateiros, rua Padre Agostinho e Pelourinho até retornar à Igreja. Já à tarde, às 15h, haverá apresentação cultural.
Foto: Reprodução