
O mercado imobiliário brasileiro vive uma intensa transformação impulsionada pelo crescimento do aluguel por temporada. Nesse cenário, os imóveis compactos, especialmente os SPOTs, estão ganhando cada vez mais espaço entre investidores que buscam praticidade e alta ocupação, sobretudo em destinos turísticos como o litoral baiano. Segundo Mônica Medeiros, CCO da Seazone – maior gestora de imóveis de aluguel por temporada do Brasil e parceira de plataformas como Airbnb e Booking, esse tipo de empreendimento representa hoje uma das principais apostas no segmento.
“O modelo compacto atende perfeitamente ao perfil do viajante atual, que está em busca de uma estadia funcional, bem localizada e com boa relação custo-benefício. Ao mesmo tempo, oferece ao investidor um produto de fácil gestão, com alta rotatividade de hóspedes, baixo valor de manutenção e excelente desempenho em termos de rentabilidade, pois possui custo mais acessível”, afirma Mônica Medeiros. A CCO destaca ainda que, somente na Bahia, a Seazone vem investindo no modelo SPOT em cidades como Salvador (três empreendimentos), Barra Grande (península de Maraú), Itacaré, Imbassaí e Trancoso. O valor geral de vendas dos empreendimentos lançados pela marca nessas localidades, até agosto de 2025, já soma R$ 72 milhões.
Com áreas geralmente entre 20m² e 35m², os SPOTs representam um negócio atrativo para quem deseja começar a investir no setor imobiliário com foco em renda passiva e diversificação de portfólio. Além disso, o formato compacto é ideal para a dinâmica do aluguel por temporada, permitindo mais flexibilidade na precificação, maior adaptabilidade a diferentes perfis de hóspedes, como turistas, profissionais em viagem de negócios e estudantes, e melhor performance em períodos de alta demanda, a exemplo do verão baiano.
De acordo com dados da Seazone, os imóveis da marca têm apresentado taxas de ocupação acima de 80% em cidades com forte apelo turístico, como a capital baiana. “Com a consolidação do modelo de hospitalidade flexível no Brasil, os SPOTs se firmam como um produto moderno, versátil e resiliente, que acompanha as novas formas de morar, viajar e investir”, conclui Mônica Medeiros.
Seazone
Com atuação em 15 estados e em mais de 60 cidades, a empresa já administra mais de dois mil imóveis e é referência no setor por combinar tecnologia, inteligência de dados e atendimento local de excelência, o que a caracteriza como uma Proptech (Property Technology), junção das palavras property (propriedade) e technology (tecnologia), e se refere ao uso de tecnologias digitais para inovar e otimizar o setor imobiliário. Hoje, são mais de 350 imóveis em 51 regiões sob gestão apenas na Bahia, sendo mais de 150 em Salvador e com perspectiva de crescimento.
Fundada em 2019, na capital sul-catarinense, a Seazone já administra mais de R$ 1.5 bilhão em ativos imobiliários e conquistou o posto de maior anfitrião e melhor avaliada gestora de Airbnb no país entre empresas com mais de 500 imóveis e mais de 610 mil diárias executadas no período compreendido entre 2019 e 2024, com nota de 4,8 e selo Superhost em mais de 60 mil avaliações. Seu diferencial está em entregar uma solução completa e profissional, prioritariamente para investidores, que inclui a gestão de propriedades existentes e o desenvolvimento de empreendimentos próprios – chamados de “SPOTs” – projetados desde a planta para o aluguel por temporada. No momento, a proptech conta com 41 no Brasil e outros na Bahia: Salvador (Barra e Praia da Armação), Imbassaí (Mata de São João) e Trancoso (Porto Seguro). Recentemente, a empresa lançou para o mercado baiano mais dois outros empreendimentos, sendo um em Itacaré e outro em Barra Grande (Maraú).
Fotos: Acervo Seazone