

Os portos brasileiros registraram um resultado histórico no terceiro trimestre de 2025. Entre julho e setembro, o sistema portuário nacional movimentou 378,2 milhões de toneladas, maior volume já alcançado para o período, segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) com base em dados da Antaq.
O desempenho representa crescimento de 6% em relação ao mesmo trimestre de 2024 e, segundo o MPor, reflete uma tendência contínua de modernização, integração logística e reforço nas políticas ambientais adotadas pelo setor.
Para o secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, os números confirmam a importância dos investimentos recentes e o avanço tecnológico nas operações. “Quando paramos para olhar o acumulado do ano, percebemos que já ultrapassa a marca de mais de 1 bilhão de toneladas, mostrando a força e a consistência do nosso sistema portuário. Esses resultados confirmam que a combinação de gestão, tecnologia e investimentos está trazendo mais eficiência, mais competitividade e colocando o Brasil em um patamar cada vez mais alto no cenário internacional”, destacou.
A movimentação de contêineres segue como um dos destaques do setor. Só em setembro, houve aumento de 7,12%, totalizando 14,1 milhões de toneladas — sinal de maior inserção do país no comércio internacional de produtos industrializados e de maior valor agregado.
Os granéis sólidos continuam liderando o volume transportado. Em setembro, foram 72,8 milhões de toneladas, alta de 4,72% na comparação anual. A soja teve um salto expressivo dentro da categoria, crescendo 46,89% e alcançando 7,9 milhões de toneladas movimentadas apenas no mês.
Foto: Porto de Santos/Divulgação