quarta, 26 de novembro de 2025
Euro Dólar

DISCURSO DE CIRO NOGUEIRA ELEVA PRESSÃO SOBRE ESTRATÉGIA DE ACM NETO PARA 2026

Bruna Carvalho - 26/11/2025 13:50 - Atualizado 26/11/2025

A exigência feita pelo presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira, de condicionar o apoio do partido a qualquer candidatura presidencial em 2026 a um compromisso explícito de indulto ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) acendeu um alerta no grupo político do ex-prefeito ACM Neto (União Brasil). A declaração fortalece a ala mais alinhada ao bolsonarismo e tende a dificultar movimentos de moderação no campo de centro-direita.

Nogueira afirmou na terça-feira (25) que o partido só apoiará um candidato que se comprometa com o perdão a Bolsonaro, condenado a 27 anos e 3 meses por tentativa de golpe de Estado. “O primeiro critério, absolutamente excludente, do nosso apoio ao presidente em 2026 é se comprometer a conceder indulto e perdão ao presidente Bolsonaro, extensivo aos que participaram das depredações do 8 de janeiro. Direto e reto”, escreveu nas redes sociais.

A declaração ocorre em meio à escalada de tensão na direita desde sábado (22), quando Bolsonaro deixou a prisão domiciliar e foi levado preventivamente à Superintendência da Polícia Federal em Brasília sob risco de fuga.

Com a prisão definitiva decretada pelo STF na terça-feira (25), aumenta a pressão por um nome capaz de liderar o campo bolsonarista em 2026, movimento que pode interferir diretamente nas articulações de ACM Neto e de outros líderes que buscam se posicionar fora da polarização tradicional.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.