

O setor de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo cresceu 0,1% no volume de vendas em outubro, segundo o Índice do Varejo Stone (IVS). No comparativo anual, o segmento teve resultado negativo de 2,5%. O estudo, que acompanha mensalmente a movimentação do varejo no país, é uma iniciativa da Stone, principal parceira do empreendedor brasileiro.
No recorte mensal, outros quatro segmentos analisados registraram alta. O destaque foi o setor de Tecidos, Vestuário e Calçados, com crescimento de 1,2%, seguido por Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico (1,1%), Livros, Jornais, Revistas e Papelaria (0,5%) e Artigos Farmacêuticos (0,2%). Entre os setores com retração, tiveram queda Combustíveis e Lubrificantes (2,3%), Móveis e Eletrodomésticos (0,5%) e Material de Construção (0,4%).
No comparativo anual, apenas dois segmentos apresentaram alta: Livros, Jornais, Revistas e Papelaria (0,9%) e Artigos Farmacêuticos (0,5%). Os demais também registraram queda, com destaque para Móveis e Eletrodomésticos, Combustíveis e Lubrificantes (2,5%), Material de Construção (1,7%), Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico (0,5%) e Tecidos, Vestuário e Calçados (0,3%).
O relatório completo pode ser encontrado na nova plataforma de conteúdo da Stone.
Segmentos analisados
O Índice de Atividade Econômica Stone Varejo avalia oito segmentos:
1) Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos;
2) Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo;
3) Livros, jornais, revistas e papelaria;
4) Móveis e eletrodomésticos;
5) Tecidos, vestuários e calçados;
6) Material de Construção;
7) Combustíveis e Lubrificantes;
8) Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico.