

Entre janeiro e outubro deste ano, 6,4 milhões de pessoas passaram pelo aeroporto internacional de Salvador, em voos domésticos e internacionais, representando um crescimento de 6% em relação ao mesmo período do ano passado.
O aeroporto de Salvador foi o mais movimentado do país, representando 3% da movimentação nacional e ficando em segundo lugar no Nordeste.
O aeroporto de Recife, que é uma espécie de hub regional, lidera a movimentação de passageiros na região, com 8,0 milhões de pessoas, um crescimento de 1,9% em relação ao ano passado, menor que o registrado em Salvador.
Já em relação à movimentação de passageiros internacionais, Salvador assumiu a liderança no Nordeste, registrando uma movimentação de 45,8 mil pessoas, representando um aumento de 35% em relação ao mesmo período do ano passado.
No mesmo período, no aeroporto de Recife a movimentação de passageiros internacionais foi de 38,7 mil pessoas e o aeroporto de Fortaleza, que liderava a movimentação em 2024, registrou apenas 37,2 mil pessoas e caiu para o 3o lugar no Nordeste. O levantamento é do Ministério de Portos e Aeroportos, a partir de dados estatísticos da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Os aeroportos mais movimentados do país no acumulado do ano até outubro em número de passageiros, considerando voos domésticos e internacionais, são:
Guarulhos ………………………….. 38,2 milhões
Congonhas ………………………… 19,7 milhões
Galeão-RJ ………………………… 14,2 milhões
Brasília-DF ………………………… 13,4 milhões
Confins-MG ………………………….10,7 milhões
Campinas-SP……………………… 10,6 milhões
Recife-PE ………………………………8,0 milhões
Salvador-BA ………………………… 6,4 milhões
Porto Alegre-RS ……………………….5,8 milhões
Santos Dumont-RJ ………………… 4,9 milhões.



