

As chances de título do Flamengo no Brasileirão dispararam para 93%, enquanto o Palmeiras ficou com apenas 6,45%. Esses números vêm de modelos estatísticos baseados em dados de desempenho, como a expectativa de gols (xG) e outras métricas de eficiência ofensiva e defensiva. Para calcular essas probabilidades, são feitas milhares de simulações para prever todos os cenários possíveis até o fim do campeonato.
O aumento recente das chances do Flamengo se deu após a vitória convincente por 3 a 0 sobre o Bragantino e o empate do Palmeiras com o Fluminense. Antes disso, o Flamengo tinha cerca de 53% de chance de título, enquanto o Palmeiras estava em torno de 33%.
Embora 93% seja um número muito alto, não significa garantia de título. Surpresas, derrotas inesperadas ou maus desempenhos podem alterar o cenário. Para o Palmeiras, com apenas 6,45%, a situação é bastante difícil, dependendo de vitórias em todos os jogos restantes e de tropeços do Flamengo. Ainda assim, matematicamente, ainda existe uma pequena chance, por isso o campeonato não está totalmente definido.
Em resumo, o Flamengo é o grande favorito, mas o futebol sempre reserva surpresas, e o Palmeiras ainda mantém uma esperança remota de conquistar o título.
Foto: André Durão



