

A cidade de Alagoinhas receberá neste sábado, 22, mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar Nós do Campo, iniciativa aberta ao público realizada pelo Bracell Social, programa de investimento social da Bracell, em parceria técnica com a Humana Brasil e apoio da Prefeitura Municipal de Alagoinhas. O evento tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar, incentivar a economia regional e aproximar pequenos produtores da comunidade local.
A feira ocorrerá, das 7h às 14h, no estacionamento da prefeitura, que será transformado em um grande espaço de convivência, comércio e serviços gratuitos. O público encontrará produtos frescos, direto das mãos de agricultores familiares, artesanatos, itens naturais e diversas opções produzidas de forma sustentável pelas comunidades apoiadas pela Bracell na Bahia: Cachoeira do Ninizio e Boa Vista III, ambas do município de Esplanada; Top Verde (Itanagra); Mucambo do Rio Azul (Rio Real), Mucugê (Mata de São João); e do Cangula, Catuzinho e Tombador (Alagoinhas).
A programação incluirá também serviços de saúde, como testes rápidos e aferição de pressão arterial, além de massagem relaxante e atrações culturais e musicais, como o grupo de capoeira Arte Baiana, o samba de roda AQXNIZIO e os cantores Jorginho dos Teclados e Cláudio do Forró, garantindo um ambiente acolhedor e atrativo para toda a família.
“A Bracell tem muito orgulho de realizar mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar Nós do Campo, a primeira em parceria com a Prefeitura de Alagoinhas, que é um momento para que os produtores rurais das comunidades apoiados pela empresa possam comercializar seus produtos, mostrando a potência de cada região. Por isso, todos os moradores estão convidados a estar presentes para se divertir, comprar produtos de qualidade e, principalmente, fortalecer os agricultores familiares locais”, afirma Fábio Oliveira, coordenador de Responsabilidade Social da Bracell.
Ele ainda destaca que o projeto Nós do Campo, desenvolvido pela Bracell, tem como objetivo potencializar a agricultura familiar por meio de formações que visam à melhoria da produção agrícola e ao estímulo à geração de renda de pequenos produtores rurais. Por meio dessa iniciativa, a Bracell dissemina técnicas agroecológicas, oferecendo suporte e assessoria aos agricultores familiares, com foco na inserção de novas práticas e na multiplicação de técnicas sustentáveis que contribuam com o fortalecimento de suas produções para comercialização.
Em 2025, até o momento, o projeto esteve presente em 12 comunidades do Litoral Norte e Agreste baiano, alcançando mais de 1.400 pessoas, direta e indiretamente. Além da implantação dos sistemas, o projeto também contribuiu para a prospecção e viabilização de oportunidades de escoamento da produção, com destaque para a participação dos agricultores em feiras agroecológicas.
Foto: Acervo Bracell



