

Nove pessoas, incluindo um vereador e dois ex-secretários de Saúde, foram presas nesta terça-feira (18) durante a segunda fase da Operação USG, deflagrada pela Polícia Civil para desarticular um esquema criminoso que desviou mais de R$ 12 milhões dos cofres públicos em verbas destinadas à saúde.
A Polícia Civil informou que, além do núcleo político, outros investigados com ligações no esquema, como médicos e empresários do setor, também foram detidos na ação. O núcleo central da organização, segundo a PC, era formado pelos ex-secretários municipais, que utilizavam o auxílio de familiares e empresários para controlar contratos de clínicas e laboratórios credenciados pelo município.
Os mandados foram cumpridos nas cidades de Formosa do Rio Preto, na Bahia, e em Corrente e Bom Jesus, no Piauí.
Relatórios técnicos indicam que entre os envolvidos estão médicos apontados como sócios formais de empresas de fachada e diretores hospitalares responsáveis por validar procedimentos jamais realizados. As equipes policiais continuam realizando buscas e estão contabilizando veículos, bens patrimoniais, documentos e equipamentos eletrônicos apreendidos.
Foto: Divulgação Ascom PCBA



