

As prefeituras de Salvador e de Belém se uniram, nesta terça-feira (18), numa campanha conjunta nas redes sociais dando dicas de respeito e de educação a visitantes que vão embora falando mal das cidades em que estiveram – e onde, aliás, foram muito bem recebidos. Numa postagem em formato ‘colab’ no Instagram, as duas capitais reforçaram a importância da valorização das culturais locais e de entender o contexto do lugar – especialmente diante de comentários depreciativos contra o anfitrião.
Com tom bem-humorado e direto, a publicação abre com a provocação: “Como se fala ‘se saia’ ou ‘pega o beco’ em alemão? Resposta: hau ab!”. E em seguida, emenda: “dicas de como não ser um babac* quando visitar o país ‘duzoto’.
O conteúdo traz orientações básicas de civilidade que, segundo as prefeituras, deveriam acompanhar qualquer pessoa que viaja: não falar mal do anfitrião, entender o contexto social e cultural do local visitado e evitar comparações desnecessárias como “no meu país isso ou aquilo é melhor”. A legenda reforça o recado com ironia: “Deixo aqui um lembrete básico de convivência internacional, já que algumas visitas esqueceram a educação na mala!”.
A postagem vem depois do chanceler alemão Friedrich Merz, que esteve em Belém durante a realização da COP30, ter afirmado que se sentiu contente por ter retornado ao seu país: “Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: ‘Quem de vocês gostaria de ficar aqui?’ Ninguém levantou a mão. Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, especialmente daquele lugar onde estávamos”, afirmou.
A iniciativa gerou grande repercussão positiva entre os seguidores das contas das capitais. “Sou de Belém e fiquei emocionada com o apoio! Obrigada! Salvador está em meus planos para futuras férias”, comentou uma usuária.
A parceria afetiva entre as capitais do Norte e do Nordeste também entrou no clima: “A cidade que nasci com a cidade que me abraçou. Amo as duas, não há nada melhor que um tacacá e um acarajé — os dois com pimenta, pufavô!”, escreveu outro usuário.
Foto: Reprodução



