

Equipe da Defesa Civil de Salvador (Codesal) participou de uma reunião técnica por videoconferência, nesta terça-feira (18), voltada ao compartilhamento de experiências na gestão de riscos e monitoramento climático com representantes de Barranquilla, cidade da Colômbia.
O encontro teve como objetivo apresentar a operacionalidade da Codesal, com destaque para os sistemas de análise climática utilizados no Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec), reconhecido nacionalmente como referência em tecnologia e gestão integrada de desastres.
Durante a reunião, o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, detalhou as principais atividades desenvolvidas pelo órgão e o modelo de atuação que tem colocado Salvador em posição de liderança no país. A delegação colombiana foi liderada por Mayda Plata, oficial de gestão de risco de Barranquilla, que ressaltou a importância “da troca de experiências para a implementação de um sistema semelhante ao Cemadec”.
Também participaram do encontro a cônsul honorária da Colômbia na Bahia, Diana Quintero, a coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos, Gabriela Morais, chefe do Setor de Monitoramento de Riscos em Encostas e Áreas Alagáveis, Hugo Flavio Bento da Silva Junior, e a subcoordenadora do Cemadec, Alana Matos, fortalecendo o diálogo técnico entre as equipes.
Barranquilla, com cerca de 2 milhões de habitantes, é um dos principais centros urbanos da Colômbia. Localizada às margens do rio Magdalena e próxima ao mar do Caribe, a cidade enfrenta desafios recorrentes durante suas estações chuvosas, de abril a junho e de agosto a novembro, quando o volume de água provoca a formação de “arroios”, pequenos córregos que se tornam perigosos devido à drenagem insuficiente em algumas áreas.
Neste cenário, a aproximação entre a capital baiana e a cidade colombiana reforça a cooperação internacional em gestão de riscos, abrindo caminho para futuras iniciativas conjuntas de prevenção e resiliência climática.
Fotos e texto: Ascom Codesal



