segunda, 17 de novembro de 2025
Euro Dólar

SEMOB E FORÇAS DE SEGURANÇA FORMALIZAM GRUPO PARA COMBATER ATAQUES A ÔNIBUS, EVASÃO DE TARIFA E TRANSPORTE IRREGULAR

Victoria Isabel - 17/11/2025 14:29

A Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob) realizou nesta segunda-feira (17) uma reunião com representantes das forças de segurança estaduais e municipais para fortalecer ações conjuntas por um transporte público mais seguro, regular e eficiente na capital baiana. O encontro abordou temas como evasão de tarifa, vandalismo, assaltos, queima de ônibus e o transporte irregular — fatores que prejudicam a oferta de linhas, causam atrasos, aumentam custos e afetam a segurança de passageiros e trabalhadores.

Na ocasião, foi institucionalizado o grupo de trabalho entre mobilidade e segurança pública, que já atua de forma integrada desde o começo do ano.

Realizado na sede da Semob, o encontro reuniu o titular da pasta, Pablo Souza, o secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, e o inspetor-geral da Guarda Civil Municipal (GCM), Marcelo Silva. Também participaram integrantes da Polícia Militar e da Guarda Civil, além de representantes da Integra, associação das empresas do transporte público.

Durante a agenda, o secretário de Mobilidade apresentou às demais autoridades o Centro de Controle Operacional (CCO), responsável pelo monitoramento em tempo real da frota. Também foi visitado o Núcleo de Operação Assistida (NOA) da Transalvador, que desempenha papel essencial no monitoramento do tráfego de veículos.

Grupo de trabalho – Um dos principais encaminhamentos do encontro foi a formalização do grupo de trabalho (GT) integrado entre segurança pública e mobilidade, que ganhará estrutura formal para ampliar sua capacidade de resposta e coordenar ações permanentes.

O GT atuará para combater a evasão de tarifa, reduzir ataques e vandalismo, reforçar a segurança de passageiros e trabalhadores e enfrentar o transporte irregular, além de melhorar a oferta e a regularidade das linhas nos bairros.

O titular da Semob reforçou o impacto direto desses problemas na vida dos usuários do transporte público. “Quando combatemos ataques ao transporte, a evasão de tarifa e o transporte irregular, estamos garantindo que o ônibus chegue no horário, que o atendimento seja realizado nos bairros e que o trabalhador faça seu trajeto com mais segurança. Essas ações visam aperfeiçoar a eficiência do transporte público visando atender quem depende dele todos os dias”, afirmou Pablo Souza.

O inspetor-geral da Guarda Civil destacou a importância da institucionalização do GT. “É uma iniciativa ímpar para a segurança do transporte público. Esta união interinstitucional nos permitirá tratar a demanda de forma mais qualificada e estratégica, atuando com maior eficácia”, disse Marcelo Silva.

A integração entre as forças estaduais da Segurança Pública e as instituições municipais é fundamental para o combate às atividades ilícitas, segundo o secretário de Segurança Pública. “Ações ostensivas e de inteligência, além do nosso Parque Tecnológico, serão empregados para a manutenção da ordem”, afirmou Werner.

Foto: Otávio Santos / Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.