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SAC AMPLIA EMISSÃO DA NOVA CARTEIRA DE IDENTIDADE NACIONAL A PESCADORES

Victoria Isabel - 17/11/2025 18:20

O SAC, através da equipe SAC Itinerante, amplia a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) exclusivamente a pescadores. Nos próximos dias, o atendimento acontece em Barra, Riachão das Neves e Sítio do Mato, contemplando 4,2 mil pescadores destas cidades. A ação faz parte da segunda etapa do Projeto Pescador Cidadão, um atendimento especial de emissão da CIN para pescadores em 21 municípios da região do Rio São Francisco, na Bahia. Durante os meses de novembro e dezembro de 2025, o intuito é atender a cerca de 31,7 mil pescadores.

Em Barra, a 655 km de Salvador, o atendimento é até quarta-feira (19) e acontece no Colégio Estadual de Tempo Integral da cidade. Em Riachão das Neves, vai até esta terça-feira (18), no distrito de São José, próximo à Colônia de Pescadores; e em Sítio do Mato, os pescadores serão atendidos até quarta-feira (19), no Colégio Estadual de Tempo Integral Nossa Senhora do Rosário. Em todos os municípios, o horário de atendimento é de 8h às 17h.

O documento é exigido para que profissionais da pesca tenham acesso ao seguro defeso, benefício concedido pelo Governo Federal durante os períodos de proibição da atividade pesqueira. O projeto teve início no dia 9 de setembro na cidade de Vera Cruz, com 1,3 mil pescadores atendidos. No total, a primeira etapa atendeu a mais de 24,5 mil pescadores de camarão, de 26 municípios baianos.

O Pescador Cidadão é uma iniciativa conjunta da Bahia Pesca, da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), Rede SAC, Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) e Secretaria de Educação (SEC). Vale ressaltar que os pescadores atendidos são direcionados pela Bahia Pesca, não havendo atendimento por demanda espontânea neste projeto. Aqueles que não tiverem sido informados devem procurar suas colônias de pesca ou associações pesqueiras.

“O Pescador Cidadão agiliza a emissão da CIN para todos. Vamos atender à demanda extraordinária dos pescadores, em unidades montadas temporariamente em escolas e, ao mesmo tempo, as vagas deixadas por esses profissionais da pesca nos postos e pontos SAC vão ficar disponíveis para os demais cidadãos”, explicou Flávio Barbosa, superintendente do SAC.

Sobre a CIN – A primeira via da CIN é gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para fazer o documento é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original) em mãos. Vale destacar que a CIN permite incluir outros números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Além disso, podem ser adicionadas também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual; e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão.

Outra novidade é a inclusão do nome social a pedido do próprio cidadão. Caso haja mudança de nome na certidão de nascimento fica valendo apenas este novo registro. A CIN também possui uma versão digital que estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão. O documento ainda consta um QR Code para verificação da autenticidade e verificação de dados. A CIN tem validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos incompletos, validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada.

Foto: Ascom/Saeb

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