

O Núcleo de Música Antiga da Bahia, projeto realizado em parceria entre a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) e a Escola de Música da UFBA (EMUS-UFBA), apresenta neste domingo (23/11), às 11h, o concerto “Barroco Afrofonia”, que destaca um programa inteiramente formado por compositores afrodescendentes atuantes no período barroco (séculos XVI a XIX).
O evento, com entrada gratuita (sujeita à lotação do espaço), acontece na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, localizada no Largo do Pelourinho, em Salvador, templo conhecido por incorporar em seus cultos elementos da cultura afro-brasileira, como o uso de atabaques e músicas de terreiro.
Entre os compositores que integram o programa estão os baianos Damião Barbosa de Araújo (1778-1856) e José Pereira Rebouças (1789-1843), o pernambucano Luís Álvares Pinto (1719-1789), o mineiro Emérico Lobo de Mesquita e o carioca José Maurício Nunes Garcia (1767-1830). O repertório inclui obras de compositores europeus como o português Vicente Lusitano (c. 1520 – pós-1561), o inglês Ignatius Sancho (c. 1729-1780) e o francês Chevalier de Saint-George (1745-1799).
Compositores afrodescendentes na música barroca
O título “Barroco Afrofonia” combina os termos “afro” (afrodescendência) e “fonia” (voz/som), sugerindo uma manifestação sonora e discursiva de matriz africana. De acordo com o professor da UFBA e músico da OSBA, o flautista Lucas Robatto, o concerto busca reviver a presença e a contribuição de compositores afrodescendentes para a música clássica produzida durante o período colonial no Brasil e Europa.
“Além do componente musical, o concerto incorpora trechos de textos e falas dos próprios compositores e de seus contemporâneos, abordando suas trajetórias e contribuições históricas. Para essa dimensão cênica e narrativa, contaremos com a participação especial da atriz e dramaturga Dani Souza, que contribuirá para reviver as vozes da presença africana em nosso passado musical”, afirma Robatto.
Instrumentos de época
Formado pelos músicos José Maurício Brandão (cravo e teclados de época), Lucas Robatto (traverso), Thomaz Rodrigues (violoncelo barroco), Marco Catto (viola e violino barrocos) e Hugo Prio (oboé barroco), o Núcleo de Música Antiga da Bahia promove, com “Barroco Afrofonia”, a segunda edição do projeto em 2025.
Composto por integrantes da OSBA e da EMUS-UFBA, o Núcleo tem como objetivo explorar as possibilidades expressivas dos instrumentos de época e suas sonoridades, ampliando repertórios e valorizando obras consagradas.
Serviço: 23/NOV (DOMINGO) – NÚCLEO DE MÚSICA ANTIGA DA BAHIA (OSBA | EMUS/UFBA) EM: BARROCO AFROFONIA
Horário: 11h
Local: Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (Pelourinho)
Entrada: Gratuita (sujeita à lotação do espaço)
Participação: Dani Souza (atriz e dramaturga)
Solistas: Lucas Robatto (Traverso); Hugo Prio (Oboé Barroco); Marco Catto (Violino e Viola Barroca); Thomaz Rodrigues (Violoncelo Barroco) e José Maurício Brandão (Cravo).
Programa:
Vicente Lusitano – Allor Che Ignuda
Ignatius Sancho – The Complaint/Air in G
Luís Álvares Pinto – Cinco Divertimentos Harmônicos
Joseph Bologne Chevalier de Saint George – Ária de “Ernestine”
José Joaquim Emérico Lobo de Mesquita – Missa Para Quarta Feira de Cinzas
José Maurício Nunes Garcia – Missa dos Mortos Cpm 184
Damião Barbosa de Araújo – Memento Baiano
José Pereira Rebouças – Fuga A Coatro
Fotos: Caio Lirio