segunda, 17 de novembro de 2025
Euro Dólar

HOSPITAL DE ALAGOINHAS SE TORNA O PRIMEIRO DA BAHIA A INTEGRAR O PROGRAMA AGORA TEM ESPECIALISTAS

Bruna Carvalho - 17/11/2025 18:59

O Hospital Alagoinhas será o primeiro da rede privada na Bahia a oferecer serviços especializados gratuitamente pelo programa federal Agora Tem Especialistas. A unidade teve a adesão aprovada pelo Ministério da Saúde e passará a atender pacientes do SUS por meio da conversão de impostos federais a vencer em procedimentos médicos.

O hospital realizará cirurgias de diversas especialidades, com encaminhamento feito pelas centrais de regulação estadual e municipais. Todos os atendimentos serão previamente agendados.

A assinatura do termo de adesão ocorreu no sábado (15), durante visita do diretor nacional do programa, Rodrigo Oliveira, às instalações da unidade. A agenda contou ainda com a presença do prefeito de Alagoinhas, Gustavo Carmo; do secretário municipal de Saúde, Virgínio Pereira; do gerente do HA, Henrique Souza; do diretor do Grupo Athena Saúde, Horácio Battistini; da superintendente do Ministério da Saúde na Bahia, Joanna Paroli; e de representantes do Cosems.

Pelo programa, o hospital ofertará procedimentos em áreas como cirurgia geral, ortopedia, urologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, cirurgia digestiva e de cabeça e pescoço, além de intervenções de alta complexidade, incluindo próteses de quadril e joelho — demanda apontada por gestores do SUS.

Oliveira destacou que a iniciativa deve reduzir deslocamentos até Salvador e diminuir o tempo de espera por cirurgias. “Isso significa mais conforto, segurança e agilidade para os pacientes”, afirmou.

A unidade converterá cerca de R$ 3,5 milhões em créditos tributários, o equivalente a aproximadamente R$ 500 mil por mês, o que permitirá a realização de cerca de 100 cirurgias mensais.

Outros cinco hospitais privados da Bahia aguardam aprovação para integrar o programa, que faz parte da estratégia do governo federal para ampliar o acesso a consultas, exames e cirurgias no SUS e reduzir filas em parceria com estados e municípios.

Foto: Divulgação / Joan Souza

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.