

O 2º dia de Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será neste domingo, 16 de novembro em todo o país – com exceção de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde as provas serão em 30 de novembro e 7 de dezembro.
A prova é composta por 90 questões objetivas, dividas entre ciências da natureza e matemática. No último domingo (9), o exame teve questões de linguagens, ciências humanas e a redação.
A partir das 18h, será possível acompanhar no g1 o gabarito extraoficial das questões objetivas. A correção da prova será feita em programa ao vivo, com professores do Curso Anglo.
Ao longo do domingo, o g1 também fará a cobertura em tempo real, com a movimentação dos candidatos nos locais de exame e eventuais boletins divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Mais de 4,8 milhões de candidatos estão inscritos em todo o país para fazer o exame, que serve de acesso para diversas universidades. Quem ainda não sabe onde vai fazer a prova, pode conferir como acessar o cartão de confirmação para não se confundir na última hora.
Que horas abre o portão do Enem?
Os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h – e, depois desse horário, nenhuma entrada será permitida. A prova começa pontualmente às 13h30. O Enem segue o horário oficial de Brasília.
Que horas acaba o Enem?
No 2º dia de Enem (16), os candidatos têm até as 18h30 para realizar a prova, em um máximo de 5 horas de duração.
A saída da sala é permitida a partir das 15h30, mas sem o caderno de questões. Só é possível deixar a sala com o caderno em mãos faltando 30 minutos para o fim do exame: portanto, após as 18h.
Atenção ao fuso horário
Se você mora ou fará a prova em munícipios do Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso ou Mato Grosso do Sul, o horário local está uma hora a menos em relação ao horário de Brasília. Assim, o exame começa às 12h30 no horário local.
No caso do Acre, estado com duas horas a menos, a prova será aplicada às 11h30 no horário local.
Sobre o Enem 2025
O Enem 2025 será aplicado em dois domingos de novembro (menos em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde as provas serão em 30 de novembro e 7 de dezembro).
9 de novembro
16 de novembro
Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília):
O candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.