

O bairro de Rio Sena foi contemplado, na noite desta quinta-feira (19), com a entrega de 200 casas reformadas pelo Morar Melhor, programa que proporciona mais dignidade às pessoas por meio da realização de melhorias habitacionais. O prefeito Bruno Reis esteve na comunidade para inaugurar as benfeitorias ao lado de outras autoridades municipais. Esta é a terceira vez que o bairro recebe o programa, alcançando 826 imóveis reformados.
Na Travessa Costa Santos, a casa de Maria Estelita de Oliveira, de 54 anos, passou por uma completa transformação. O imóvel recebeu intervenções como pavimentação e melhoria da varanda, troca completa do telhado, divisão entre a cozinha e a sala, troca de portas e janelas e do kit sanitário, revestimento do chão da casa em cerâmica, reboco e pintura.
Para Dona Maria, que vive no local com a filha, Vitória Cerqueira, de 24 anos, e com o neto, Eduardo, de 2 anos, as intervenções representaram o início de uma nova vida, com mais conforto, dignidade e melhor autoestima. “Eu achava a minha casa muito feia, e eu ficava muito triste, sonhando com o dia em que teria condições de reformar”, lembrou.
“Agora, ela está linda. Todo mundo que passa fica ‘namorando’ a minha varanda. Eu sou muito grata e muito feliz por tudo o que aconteceu. Agora, não me preocupo mais com as chuvas, porque antes, com o telhado velho, molhava muito. E também não me canso de ‘namorar’ a minha casinha”, contou Maria Estelita.
O prefeito Bruno Reis falou sobre a emoção ao ouvir o relato de Dona Maria: “Eu fico muito feliz em ver o resultado do trabalho da Prefeitura mudar de verdade a vida das pessoas. Vitória me contou que Eduardo sofria muito com a umidade da casa e precisou ser internado três vezes, devido às complicações ocasionadas pelo mofo. Quando chovia, molhava a casa toda e a mãe tinha que ficar com um balde na mão”, disse.
“Mas aí chegou o programa Morar Melhor e teve a capacidade de transformar e mudar de verdade a vida dessa família. Esse programa tem essa capacidade de mudar a vida das pessoas sem que elas precisem mudar de endereço”, completou o prefeito.
Famílias atendidas – Este ano, o Morar Melhor completou 10 anos com a marca de mais de 60 mil famílias beneficiadas com as reformas nos mais diversos bairros de Salvador. A escolha das localidades que serão contempladas leva em consideração dados do IBGE sobre regiões da cidade com maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento, além da observação de campo – feita por equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra); de pessoas abaixo da linha de pobreza e de mulheres chefes de família. Não podem ser contemplados imóveis em situação de risco, casas de aluguel e famílias com renda superior a três salários-mínimos.
Fotos: Valter Pontes / Secom PMS