

O governo da Bahia decretou, nesta sexta-feira (14), a desapropriação de uma área de 23,9 mil m² na Vila Regina, em Coutos, para a continuidade das obras do Lote 1 do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador. A medida foi publicada no Diário Oficial e autorizada pelo governador Jerônimo Rodrigues, pelo secretário da Casa Civil em exercício, Carlos Mello, e pela secretária da Sedur, Jusmari Oliveira.
De acordo com o decreto nº 24.102/2025, a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) está autorizada a realizar todos os atos necessários para a desapropriação, inclusive em caráter de urgência, além de efetuar o pagamento das indenizações com apoio da Procuradoria Geral do Estado.
A área será usada na implantação do trecho que ligará a Ilha de São João, em Simões Filho, à Calçada. Avaliado em cerca de R$ 5 bilhões, o VLT substituirá o antigo Trem do Subúrbio e integra o planejamento de mobilidade urbana da capital. Segundo o governador, o primeiro trem para testes deve chegar a Salvador em 5 de dezembro.
O sistema completo terá aproximadamente 40 km e 42 paradas, dividido em três trechos: Ilha de São João-Calçada; Paripe-Águas Claras; e Águas Claras-Piatã. A conexão com o metrô ocorrerá em Águas Claras e no Bairro da Paz.
O governo também estuda implantar um trem regional entre Salvador e Alagoinhas. Segundo apuração do bahia.ba, a ideia está em fase inicial e pode avançar até o primeiro semestre de 2026, com a contratação de estudos preparatórios.
Foto: Reprodução



