

As obras do Veículo Leve de Transporte (VLT) de Salvador avançaram com a energização da Subestação Primária Calçada e a previsão de novos equipamentos esportivos ao longo da orla do Subúrbio Ferroviário. O projeto, executado pelo Governo da Bahia, prevê 40 quilômetros de extensão e 42 paradas.
Segundo o Consórcio VLT Nerk, responsável pela obra, o sistema elétrico instalado ao longo do Trecho 1 permitirá o funcionamento do transporte até a Ponte São João, em cerca de quatro quilômetros de rede. A Subestação Calçada integra o conjunto de quatro unidades primárias que recebem energia da Coelba e a distribuem às subestações retificadoras, responsáveis pela tração dos trens.
A energização, que reduz a tensão de 69 para 13,8 kV, permitirá o início dos testes das retificadoras e da rede de tração, marcando mais uma etapa do projeto.
Um acordo firmado entre a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e a Companhia de Transportes da Bahia (CTB) também prevê a construção de quadras, academias ao ar livre e pistas de skate ao longo da orla. Segundo a Setre, o plano de reurbanização inclui projetos sociais para incentivar o uso comunitário dos espaços.
As obras já geram mais de 2,6 mil empregos diretos, e a Setre informou que novas parcerias com o SineBahia serão firmadas para ampliar a intermediação de mão de obra e qualificação profissional, com prioridade para mulheres.
Foto: Feijão Almeida/ GOVBA