

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), principal forma de ingresso no Ensino Superior no Brasil, será concluído neste domingo (16), com a aplicação das provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e de Matemática e suas Tecnologias. Os portões dos locais das provas abrem às 12 horas, mas, bem antes disso, equipes da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) estarão a postos para acolher e apoiar os estudantes que enfrentarão uma nova maratona de cinco horas de provas.
Como no domingo anterior (7), os funcionários da SEC estarão na porta de escolas e universidades onde o exame será aplicado e em estações do metrô de Salvador e Lauro de Freitas, distribuindo kits com canetas, garrafas de água e barras de cereal, abraços e palavras de incentivo. A secretária da Educação Rowenna Brito vai recepcionar os alunos na porta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no Cabula. Na etapa anterior, ela esteve na porta do Colégio central, no bairro de Nazaré. “Todo mundo junto, de mãos dadas, para garantir um bom Enem na Bahia”, afirmou, na ocasião, completando que a distribuição dos kits foi pensada para acalmar os alunos e recepcioná-los antes da prova. “Muitos esquecem a caneta, ficam nervosos, e a gente está aqui para apoiar”, destacou.
As passagens de metrô e dos ônibus de Salvador serão gratuitas para quem vai fazer as provas. Para embarcar gratuitamente no metrô, os estudantes devem apresentar o comprovante de inscrição no ENEM e um documento oficial com foto nas catracas exclusivas das estações. O acesso gratuito aos ônibus se dá com o uso do Salvador Card Estudantil entre as 10 e 22h.
Assim como na capital, a articulação da SEC com prefeituras do interior também garantiu o transporte gratuito para estudantes que vão se deslocar para cidades em que as provas serão aplicadas. Neste ano, a secretaria conseguiu que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão responsável pelo Enem ampliasse o número de cidades baianas (onde as provas são aplicadas) de 162 para 175.
Dados do INEP apontam que, na Bahia, 428 mil pessoas se inscreveram para fazer as provas do ENEM neste ano, o maior número de inscritos entre os estados do Nordeste. Deste total, 104 mil são concluintes do Ensino Médio nas redes públicas federal, estadual e municipal. Os estudantes da rede estadual chegam a este momento devidamente preparados. Além das aulas do calendário regular, eles assistiram, ao longo do ano, aulas especiais, lives, rodas de conversa e caravanas. A SEC promoveu, ainda, simulados, o concurso Redação Nota 1000 e o Aulão Prepara ENEM. Vale lembrar que o tema da redação (“Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”) foi sugerido por diversos professores e alunos da rede.
Na edição de 2024, a Bahia foi o terceiro Estado brasileiro que mais aprovou estudantes em cursos universitários com notas do ENEM, segundo informações do Ministério da Educação (MEC). Também foi o quarto Estado com maior quantidade de redações com pontuações entre 980 e 1000.
O resultado do ENEM 2025 está previsto para sair em janeiro do ano que vem.
Fotos: Douglas Amaral