

Com a presença de mais de 40 instituições estaduais e federais, o Governo da Bahia será um dos grandes destaques da Fenagro 2025, que acontece de 29 de novembro a 7 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador. O Pavilhão do Governo será um espaço de inovação, cidadania e desenvolvimento rural, conectando o campo à sociedade por meio de tecnologias, serviços e políticas públicas. O espaço será um ponto de conexão entre o campo e a cidade, apresentando políticas públicas, ações de cidadania e experiências interativas.
Anfitriã do espaço, a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) promoverá demonstrações tecnológicas e análises laboratoriais, além do tradicional Concurso do Mel, realizado pelo Centro Tecnológico Agropecuário do Estado da Bahia (Cetab). A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) ofertará minicursos e seminários sobre sanidade animal e vegetal, enquanto a Bahia Pesca apresentará projetos de apoio a pescadores, marisqueiras e aquicultores, levando ao público tanques com tilápias e camarões. A Adab e a Bahia Pesca são órgãos vinculados a Seagri.
Inovação, sustentabilidade e investimento
A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) convidarão o público para uma imersão sensorial na Mata Atlântica, com experiências que recriam o ecossistema e destacam seus serviços ambientais. O espaço também abordará o combate às queimadas, com o programa Bahia Sem Fogo, e oferecerá uma experiência em realidade virtual sobre os impactos do fogo na natureza. Em sintonia com essa proposta, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) apresentará iniciativas de bioeconomia e inovação sustentável.
A Cerb levará um dessalinizador com bebedouro, que transforma água salobra em potável em tempo real, além de maquetes interativas e experiências em realidade virtual sobre o funcionamento de barragens. Já a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) mostrará soluções tecnológicas e acessíveis voltadas à agricultura familiar. No estande da Embrapa, o público conhecerá novas variedades de frutas, bioinsumos, cultura de tecidos e técnicas de controle biológico. A Ceplac apresentará o ciclo do cacau ao chocolate, com degustações e demonstrações do sistema cabruca, que alia produtividade à
Foto: Gov-BA



