

A Bahia atingiu um recorde histórico na chegada de turistas internacionais e ampliou a liderança no Nordeste como principal destino estrangeiro da região. Entre janeiro e outubro de 2025, o estado recebeu 166,4 mil visitantes de outros países, número que já supera todo o ano de 2019, quando foram registrados 152 mil, segundo dados divulgados pela Embratur em parceria com a Polícia Federal.
O crescimento de 56,5% no fluxo internacional para os aeroportos baianos, em comparação com o mesmo período de 2024, coloca o estado à frente de Pernambuco (80,7 mil) e Ceará (90,4 mil). No Nordeste, a média de aumento foi de 47,4%, enquanto o Brasil registrou avanço de 42,2%.
Os números positivos chegam no momento em que uma equipe da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) intensifica ações promocionais na América do Sul, com o objetivo de consolidar a alta temporada 2025/2026. Nesta semana, a pasta participa do Roadshow B2Live Verão, que passa por Buenos Aires, Rosário e Córdoba (Argentina), capacitando cerca de 500 agentes e operadores de viagens sobre os atrativos das 13 zonas turísticas do estado.
Na semana anterior, a Setur-BA também marcou presença no Work&Fun Festival, em Colonia del Sacramento, no Uruguai, promovendo os destinos baianos e treinando mais de 120 profissionais do turismo sobre a infraestrutura e as potencialidades locais.
“A melhor forma de comemorar as marcas históricas do turismo baiano é continuar trabalhando firme, para ampliar ainda mais a sua participação no mercado internacional. As conquistas são o resultado de um trabalho contínuo do Governo do Estado, em promoção dos destinos e captação de voos, associadas à qualificação dos serviços oferecidos aos turistas. Por isso, esperamos mais um novo recorde de visitantes estrangeiros na Bahia, no verão que se aproxima”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
Foto: Tatiana Azeviche



