

Cinco instituições sociais localizadas em Camaçari e Dias d’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador, foram contempladas com reformas, aquisição de equipamentos e materiais, além da capacitação de 143 profissionais. As ações, que integram mais uma edição do projeto Polo da Gente, beneficiaram diretamente 1.281 pessoas, com idades entre 0 e 100 anos. Coordenado pelo Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic) e apoiado pelas empresas Basf, Braskem, Indorama, Bracell, Bayer, Bahiagás, Cetrel e SNF, o projeto promoveu intervenções voltadas ao fortalecimento do cuidado comunitário.
A entrega oficial das melhorias foi realizada na manhã desta quarta-feira (12) e reuniu representantes das cinco instituições beneficiadas, das empresas apoiadoras e do Cofic. Uma das entidades contempladas foi a Creche Escola Comunitária Carmen Mirim, de Camaçari, que recebeu seis conjuntos de mesas e cadeiras para o refeitório. Segundo Araildes Ferreira, presidente da instituição fundada há 25 anos, o material irá proporcionar um local adequado para os alunos fazerem as refeições e outras atividades. “Estávamos necessitando muito. Cuidamos de 330 crianças e as mesas e cadeiras foram muito bem-vindas em atividades para coordenação motora, como pinturas e desenhos”, destacou.
Também em Camaçari, a Escola Comunitária Parque Florestal, que em março de 2026 completará 34 anos de atuação, ganhou uma pintura do muro com revitalização da logomarca da instituição, instalação de forro PVC em duas salas de aula e de corrimão na escada. Os profissionais da instituição também foram contemplados com uma capacitação de primeiros socorros e Norma Regulamentadora 1 (NR1), que estabelece as diretrizes gerais sobre segurança e saúde no trabalho.
Edvaldo Barbosa de Jesus, gestor da escola, aponta que as intervenções foram essenciais para as 160 crianças de 2 a 5 anos e 11 meses de idade que são atendidas no local. “Agora temos salas bem mais organizadas, rampa com todos os itens de segurança, fachada identificada corretamente. As intervenções permitirão um melhor atendimento às crianças e condições de trabalho mais apropriadas para os nossos colaboradores”, pontua.
O superintendente de Desenvolvimento de Pessoas e Comunicação do Cofic, Érico Oliveira, ressalta a importância do projeto para o desenvolvimento das comunidades vizinhas ao Polo Industrial de Camaçari. “Nosso papel é articular e facilitar ações coletivas, promovendo o desenvolvimento sustentável da região. Nesse sentido, o Polo da Gente, concebido e executado com o suporte da Comissão de Comunicação do Cofic, se encaixa perfeitamente, no que acreditamos ser uma excelente iniciativa de responsabilidade social e capacitação, com o apoio de tantas empresas, trazendo forte impacto positivo, para as comunidades vizinhas ao Polo Industrial de Camaçari”, conclui Érico.
Melhorias para todas as idades – Também foram contempladas nesta edição do Polo da Gente a Associação Paulo Tonucci (APITO), em Camaçari, que atua na educação de crianças e jovens. Foi instalado na sede da entidade um toldo de cobertura da área externa, além da aquisição de um kit de microfone sem fio e uma caixa de som. Também foram promovidas para os profissionais da entidade capacitações sobre inclusão de crianças atípicas em ambientes institucionais de educação típicas, sustentabilidade e papel dos responsáveis na segurança das crianças.
A APAE de Dias d’Ávila recebeu brinquedos e jogos, materiais para estimulação tátil e motora – como massas de modelar, painéis sensoriais, blocos de montar e túnel de atividades -, recursos voltados à estimulação auditiva e visual, como instrumentos musicais infantis, luzes sensoriais e brinquedos sonoros, além de livros sensoriais e uma caixa surpresa sensorial.
Já o Lar de Idosos Julieta Batista, também em Dias d’Ávila, que abriga 25 pessoas, foi contemplado com novos equipamentos, incluindo fogão e forno industrial, geladeira, micro-ondas, liquidificador, ventilador de parede, televisão, aparelho de pressão de braço e oxímetro. Além disso, os profissionais da entidade também passaram por capacitação sobre primeiros socorros e Norma Regulamentadora 1 (NR1).
As cinco instituições sociais receberam melhorias nas instalações, equipamentos e capacitações.
(Fotos: Divulgação)



