

A concessão parcial do porto de Aratu-Candeias está cada vez mais próxima. O Ministério de Portos e Aeroportos planeja fazer a concessão no modelo Landlord Port, onde o Estado manterá a propriedade do terreno e da infraestrutura básica e transferirá a um agente privado a tarefa de viabilizar o desenvolvimento de áreas e a atração de investidores para projetos greenfield de novos cais, berços e terminais.
“O projeto está em fase final de elaboração e será encaminhado ao Tribunal de Contas da União [TCU] no primeiro semestre de 2026”, segundo afirmou Alex Sandro de Ávila, secretário nacional de Portos em entrevista ao Valor Econômico.
A ideia é realizar o leilão de concessão ainda em 2026. O secretário preferiu não detalhar a proposta, que pode envolver contratos de concessão de até 70 anos.
“Aratu e Itaqui [MA] são os portos com maior disponibilidade de áreas para projetos greenfield [na região] e vão ter papel importante na expansão da infraestrutura portuário do Nordeste”, afirma Ávila.
A expectativa é que o Porto de Aratu, que tem área disponível para novos projetos, possa se constituir em uma área portuária em expansão no Nordeste.