

No inicio da tarde desta quarta-feira (12) um protesto realizado por comerciantes bloqueou o trafego de veículos em frente ao Conjunto Arvoredo, no bairro de Tancredo Neves, em Salvador. Os manifestantes estavam revoltados com a remoção e demolição de barracas instaladas na localidade. A manifestação causou congestionamento na Rua Direta de Tancredo Neves.
Segundo a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) disse através de nota que a operação integrada realizada no Conjunto Arvoredo teve objetivo de reordenar o espaço público. De acordo com Semop, houve a desobstrução de passeios e vias de acesso que estavam sobrecarregados de equipamentos irregulares, conforme notificação prévia.
A ação teve apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e da Guarda Civil Municipal (GCM). Equipes da Polícia Militar também marcaram presença no local.
“O foco da intervenção foi a retirada de estruturas e equipamentos que estavam ocupando de forma indevida áreas de uso comum, comprometendo a mobilidade, a segurança, e a organização da região”, alega a pasta municipal. Conforme a Secretaria Municipal de Ordem Pública, “apesar das notificações reiteradas, os responsáveis pelos comércios e estruturas não atenderam às ordens de desativação e remoção dos equipamentos”.
O comunicado da Semop ressalta ainda que todo comércio ou atividade exercida em área pública necessita de autorização prévia do município. “O licenciamento é essencial para que o poder público possa avaliar e aprovar critérios fundamentais como a segurança, a organização do espaço e, principalmente, a manutenção da mobilidade urbana, pontua a pasta.
Foto: Reprodução



