

O Bahia encara a última pausa de Data Fifa da temporada como a grande chance de, finalmente, reunir sua “espinha dorsal” no meio-campo. O trio formado por Caio Alexandre, Jean Lucas e Everton Ribeiro, considerado titular pelo técnico Rogério Ceni, não joga junto desde o final de julho devido principalmente à lesão do primeiro volante da equipe.
Com a paralisação do Brasileirão, a comissão técnica foca em recuperar a forma física e o entrosamento para o sprint final da Série A, vivendo a expectativa de voltar a escalar os três meio-campistas juntos a partir da próxima rodada.
A ausência do volante Caio Alexandre, que sofreu uma lesão muscular no reto femoral, desfez o que era a formação ideal do Esquadrão para Rogério Ceni. Sua volta aos relacionados contra o Internacional, no último sábado (8), já sinalizou a recuperação do atleta, que ficou fora por 13 partidas no campeonato.
Além dele, Everton Ribeiro também desfalcou a equipe por quase um mês em razão de uma cirurgia para tratar um câncer na tireoide. Ele fez dois jogos desde seu retorno, entrando no fim das partidas.
A pausa de mais de dez dias, antes do próximo compromisso do time, é vista como o tempo ideal para que os dois jogadores se recondicionem e recuperem o entrosamento em campo com os demais companheiros.
Gilberto também é esperado de volta após a Data Fifa
Outro titular do Bahia que ficou fora dos últimos jogos, Gilberto está em tratamento de uma lesão muscular e a estimativa é de que ele possa retornar logo depois da Data Fifa.
Com Santi Arias novamente integrando a seleção da Colômbia, o técnico Rogério Ceni atualmente está sem nenhum lateral-direito de ofício para trabalhar durante a pausa no Brasileirão.
Gilberto tem feito tratamento na fisioterapia e novidades sobre a sua situação serão divulgadas pelo clube na reapresentação do elenco, nesta quarta-feira.
A importância do entrosamento do Bahia na reta final
A fase sem jogos é crucial para que o time comandado por Rogério Ceni recupere o ritmo tático do trio. Com o setor desfalcado, o Tricolor de Aço utilizou diversos jogadores como Rezende, Acevedo, Rodrigo Nestor e Michel Araújo (que agora está suspenso) para suprir as ausências.
O retorno da formação original dá a Ceni a oportunidade de retomar o padrão de jogo que se mostrou mais eficiente especialmente nas partidas fora de casa, tendo vencido três jogos com o “time ideal” em campo.
A “escalação ideal” do Bahia em 2025 é a seguinte: Ronaldo; Gilberto, David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas e Everton Ribeiro; Ademir, Pulga e Willian José.
O Esquadrão volta a campo em casa, na Arena Fonte Nova, para encarar o Fortaleza, no dia 20. Um triunfo é considerado como obrigação para o Bahia.
Foto: Rafael Rodrigues/ EC Bahia