

Os índices futuros dos EUA operam em alta nesta segunda-feira (10), após o Senado dar um passo importante para encerrar a paralisação recorde do governo, com parte dos democratas apoiando um acordo bipartidário. O fim da paralisação daria aos investidores maior clareza sobre dados econômicos importantes, como emprego e inflação, ajudando a dissipar a incerteza em torno da política monetária do Federal Reserve (Fed). Embora a esperança de um acordo possa trazer algum alívio, os mercados permanecem preocupados após a forte queda das ações de tecnologia na semana passada, que reacendeu as preocupações com as altas avaliações. O Senado aprovou por 60 a 40 uma medida processual para dar andamento ao projeto de lei, mas a votação final ainda não foi marcada. A Câmara dos Representantes também precisa aprovar a medida antes que ela seja encaminhada ao presidente Donald Trump para sua assinatura.
Veja o desempenho dos mercados futuros:
Estados Unidos
Com a reabertura do governo, os investidores voltarão a ter acesso a dados sobre a economia americana, fundamentais para avaliar o rumo dos próximos cortes de juros do Federal Reserve (Fed). Na última semana, o mercado recebeu sinais divergentes: indicadores privados mostraram redução de vagas nas empresas, enquanto declarações de dirigentes do Fed sobre a inflação aumentaram a incerteza quanto à possibilidade de um corte de juros em dezembro.
Ásia-Pacífico
Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam com alta, após tombo da semana passada impulsionado por preocupações com a alta avaliação das empresas ligadas à inteligência artificial. Já os dados de inflação de outubro divulgados pela China neste fim de semana ficaram acima das expectativas. A inflação ao consumidor ficou em 0,2% em relação ao ano anterior. A inflação ao produtor apresentou uma queda menor do que a esperada, de 2,1% em relação ao ano anterior, contra a previsão de queda de 2,2%.
Europa
Os mercados europeus operam com ganhos, à medida que um acordo sobre um pacote de financiamento que poderia pôr fim à paralisação do governo dos EUA parece estar cada vez mais próximo.
Commodities
Os preços do petróleo sobem devido ao otimismo de que a paralisação do governo dos EUA possa terminar em breve e impulsionar a demanda no maior consumidor mundial de petróleo, compensando as preocupações com o aumento da oferta global. As cotações do minério de ferro na China recuaram pela segunda sessão consecutiva nesta segunda, pressionadas por temores persistentes com a demanda chinesa e pelo aumento dos estoques de minério nos portos.
Bitcoin
(Reprodução: Freepik)
(Com Reuters e Bloomberg)



