

Um site de guia e venda de imóveis, o MySide, elaborou um ranking das cidades mais seguras do Brasil baseado em dados do Painel de Monitoramento de Mortalidade da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) e do Censo do IBGE.
Segundo a classificação, que considera apenas municípios brasileiros com 100 mil habitantes ou mais, a cidade mais segura do Brasil é Brusque em Santa Catarina. Entre as capitais Florianópolis (SC) registrou o menor índice de ocorrências de homicídios entre as capitais brasileiras, com 10,7 homicídios a cada 100 mil habitantes, seguido de Brasília e São Paulo, com 12,3 e 13, 1 ocorrências de morte a cada 100 mil habitantes.
Segundo esse ranking, a cidade mais segura da Bahia é Vitória da Conquista com 29,5 assassinatos a cada 100 mil habitantes, taxa quase três vezes maior que Florianópolis. Entre as 15 cidades mais seguras da região Nordeste, Conquista aparece em 14º lugar.
Nesse ranking, a cidade de São Gonçalo do Amarante no Rio Grande do Norte lidera, vindo a seguir, Paço do Lumiar no Maranhão e Campina Grande, na Paraíba, todas com índice variando entre 10 e 11,5 homicídios por 100 mil habitantes. Maranguape (CE) é a cidade mais insegura da Região Nordeste e também do Brasil, com índice de 90,3 assassinatos a cada 100 mil habitantes. Os números referem-se a 2024 e foram divulgados num anuário publicado pelo site. Veja o ranking.