

A 2ª edição do Summit de Negócios Made in Bahia chegou ao seu segundo e último dia nesta quinta-feira (6), com debates sobre temas atuais ligados à comunicação, economia, infraestrutura, educação e inovação. Realizado pelo Grupo Business Bahia, Zoom Imagem, LIDE Bahia e Zum Brazil Eventos, nos dias 5 e 6 de novembro, o principal evento multissetorial do estado reuniu empresas locais, investidores, gestores públicos e lideranças nacionais no Centro de Convenções Salvador. Esta edição do evento contou com a participação de mais de 100 marcas, 30 palestrantes e painelistas, além de mais de 6 mil inscritos.
A abertura foi marcada pela palestra “As lições que a história política brasileira nos dá para entender os cenários que se avizinham”, conduzida pelo jornalista e âncora do Jornal da Band, Eduardo Oinegue. Em sua apresentação, o jornalista fez um apanhado do histórico de votação no país, abordando os impactos do fenômeno político por repetição, caracterizado pela ausência de liderança e consequente déficit de democracia, além da imprevisibilidade política, econômica e jurídica na segurança e no desenvolvimento dos negócios no Brasil.
“Temos uma responsabilidade com nossos negócios e comunidade. Precisamos agir, buscar soluções. O que acontece ‘lá em cima’ nos afeta diretamente, e não é algo sem importância. Se ignorarmos nossas responsabilidades e os desafios que enfrentamos no dia a dia, deixaremos de exercer o papel que nos cabe como cidadãos”, pontuou Eduardo Oinegue.
Ainda no início da programação, durante o painel “A força e a importância da comunicação e as ações necessárias contra as fake news”, o diretor nacional de Comercialização Multiplataforma do Grupo Record, Paulo Itabaiana; o jornalista do Grupo A TARDE, Luiz Lasserre; a diretora de Jornalismo da Rede Bahia, Ana Raquel Copetti; e o diretor de Jornalismo da Rede Novabrasil, Diego Amorim, discutiram não apenas o conceito de fake news, mas também as dificuldades em diferenciar notícias falsas em meio a uma avalanche de informações e a necessidade de integração entre o olhar dos jornalistas e a tecnologia.
O segundo dia do Summit de Negócios Made in Bahia também contou com painéis dedicados a temas fundamentais, como as carências e a necessidade de fortalecimento da infraestrutura baiana, além da educação como instrumento de desenvolvimento econômico e social do estado.
Cenário econômico e inteligência artificial
O renomado economista-chefe da XP Investimentos, Caio Megale, conduziu a palestra “A economia do Brasil: perspectivas, competitividade e desafios frente à geopolítica mundial”. Durante sua fala, explicou os efeitos da guerra tarifária no campo econômico e os reflexos dos problemas fiscais dos Estados Unidos na elevação das taxas de juros.
O especialista também analisou a atividade econômica brasileira, destacando o fortalecimento dos mercados de consumo e de trabalho. “Uma arrecadação recorde não evita contas no vermelho, mesmo com crescimento e aquecimento. Os grandes desafios dos próximos anos serão o reequilíbrio do orçamento e o corte de gastos. O mundo quer investir no Brasil, mas precisamos desses ajustes para projetar caminhos de competitividade e prosperidade”, destacou.
Encerrando a programação de painéis do último dia, o economista, palestrante e escritor best-seller italiano Andrea Iorio, durante a palestra “O futuro dos negócios na era da inteligência artificial”, pontuou que todos utilizam a Inteligência Artificial, seja de forma voluntária ou involuntária, e que, por isso, é necessário desconstruir algumas crenças que ainda estão associadas a esse tema, especialmente as questões de automatização e ganho de tempo.
“Há até um estudo da consultoria Mackenzie que, ao mapear quais são as tarefas mais e menos automatizáveis, estimou que cerca de 30% das tarefas de um vendedor podem ser substituídas. Isso nos mostra que existe uma enorme oportunidade de otimização do tempo. Se eu, como vendedor, ganho 30% do meu tempo de volta, posso utilizá-lo para fazer coisas ainda melhores. E essa, acredito, é a principal vantagem”, afirmou.
Arena Invest
Já a Arena Invest, um dos diferenciais dessa 2ª edição do evento, promoveu nesta quinta-feira (6) o painel “Bahia Competitiva – Segurança jurídica e infraestrutura como pilares para transformar o agronegócio e a mineração em motores da nova indústria de base baiana.” O encontro reuniu empresários e executivos para discutir oportunidades e estratégias que tornem a Bahia mais competitiva no cenário global, com foco em segurança jurídica, mitigação de riscos e infraestrutura.
Participaram do painel Guilherme Moura, vice-presidente da FAEB; Roberto Zitelmann, diretor-presidente da Intermarítima; e Kiran Morzaria, CEO da Cadence Minerals Plc.
Tuca Zamaroni, CEO da Zum Brazil Eventos, destacou o sucesso e a relevância do Summit para o fortalecimento do ambiente de negócios na Bahia. “Fiquei muito feliz com o crescimento e com o nível do público presente. Foram mais de 6 mil inscritos, mais de 100 marcas e mais de 70 estandes. Um sucesso! Faltava na Bahia um evento que reunisse empresas multissetoriais, o Governo do Estado, governos municipais, investidores e especialistas em um momento de troca de conhecimento e networking. O evento apresentou uma curadoria de temas e palestras de altíssimo nível. É um encontro que engaja e fortalece vários setores. A Bahia precisava de um evento como esse”, celebrou.
“A gente acredita no potencial do nosso estado e pensa neste evento como uma forma de contribuir para o seu desenvolvimento. Ver o Summit de Negócios Made in Bahia ganhar essa proporção já em sua segunda edição, com o envolvimento de tantas pessoas, setores e dos poderes público e privado, é algo especial”, destacou Eduardo Mariano, Diretor-Presidente da Zoom Imagem.
Camarote Brown 2026
O segundo dia do Summit de Negócio Made in Bahia foi marcado também pelo lançamento do Camarote Brown 2026. Na ocasião, o cantor baiano esteve presente e conversou com os jornalistas sobre a novidade e o que podemos esperar para o espaço. Após o lançamento, Brown fez uma apresentação para o público, marcando sua presença no evento com carisma e energia.
Idealizado por Carlinhos Brown, pela Zum Brazil Eventos e por Lícia Fábio, o espaço propõe uma imersão na cultura do Recôncavo Baiano, com o tema inspirado no samba de roda, proporcionando experiências que unem música, arte, gastronomia e sustentabilidade. A cenografia vai misturar tradição e contemporaneidade em ambientes como o Palco Chula, a Varanda Recôncavo, o Museu Alfagamabetizado, em homenagem aos 30 anos do álbum “Alfagamabetizado”, e o Bar Prato-e-Faca, onde a culinária e a performance vão se encontrar.