

Com presença de mais de 100 membros, o Brasil fez a sua mais expressiva participação no Salon du Chocolat, 30ª edição da maior feira internacional do setor sediada em Paris. Neste ano, o país de honra no evento reuniu produtores, marcas, empresários e representantes públicos de estados como Bahia e Pará, durante cinco dias de programação voltada ao fomento da cadeia produtiva do cacau nacional para o mundo.
A delegação brasileira foi representada por um pavilhão de estandes de 200m² que contou com mais de cem marcas de origem nacional, 50 marcas de chocolates e produtos de origem cacau e mais de 80% dos produtos esgotados. A operação comercial resultou em mais de dez compradores internacionais e mais de 5 milhões de euros em potenciais negócios, um recorde para o país em mais de 15 anos de atuação no projeto.
O sucesso brasileiro no Salon du Chocolat foi impulsionado pela Missão Brasil Origem, iniciativa liderada pelo empresário baiano Marco Lessa, CEO da MVU Empreendimentos, empresa criadora do Chocolat Festival, maior evento do setor na América Latina. A ação estreitou laços culturais e comerciais entre Brasil e França com visitas técnicas às fábricas na grande Paris, como Alain Ducasse, referência da alta gastronomia francesa, além de workshops, palestras e rodadas de negócios.
“Ver o Brasil ser homenageado no Salon du Chocolat, com o maior estande da sua história, é a prova do quanto evoluímos. É um reconhecimento ao trabalho de centenas de produtores e empreendedores que acreditaram no cacau brasileiro e transformaram o nosso produto em símbolo de qualidade, sustentabilidade e identidade nacional”, disse Marco.
A incursão brasileira na França foi marcada também pela participação de produtores da agricultura familiar de municípios baianos como Ibicaraí, importante região produtora de amêndoas de cacau que faz da matéria-prima fonte de renda, sustentabilidade e desenvolvimento. Transformando sabor em arte, o Espaço Brasil apresentou ainda uma escultura feita 100% de chocolate, esculpida pelas mãos dos artistas chocolatiers Tati Benazzi e Léo Vilela. A construção da obra foi exposta durante o evento e totalizou 350 kg de chocolate e mais de três metros de altura. Com tema “Guardiões da Floresta”, a peça foi uma homenagem à biodiversidade da Amazônia e aos seus povos protetores e a COP30, que será realizada em Belém em 2025.
Recuperando o prestígio e ascensão como um dos maiores produtores de cacau do mundo, o Brasil (6° no ranking mundial) celebra o reconhecimento no Salon du Chocolat e firma a sua projeção no mercado europeu com produtos de alta qualidade – atestado pelo selo da Organização Internacional do Cacau (ICCO) – com marcas premiadas internacionalmente e crescimento na exportação de cacau, com a Bahia se consolidando nesse cenário como líder nacional, com R$2,6 bilhões de valor exportado em 2024, segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Sobre a 30ª edição do Salon du Chocolat
Realizado entre os dias 29 de outubro e 02 de novembro no Paris Expo Porte de Versailles, na capital francesa, o Salon du Chocolat é considerado a maior vitrine do cacau e do chocolate do planeta. Esta edição, que trouxe o Brasil como homenageado de honra, atraiu mais de 200 expositores de mais de 50 países e cerca de 100 mil visitantes. A programação contou com diversas atividades culturais e formativas, como workshops, masterclasses, degustações, apresentações musicais e desfiles de moda.
Fotos: Alberto Monteiro



