

A Prefeitura de Salvador preparou uma série de ações de enfrentamento ao racismo institucional em diversas secretarias municipais até o final do mês, dentro da programação do Novembro Salvador Capital Afro. Os eventos integram o Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI) da gestão municipal, que estabelece ações articuladas em diversos órgãos, com coordenação da Secretaria Municipal de Reparação (Semur).
Os eventos envolvem seminários, rodas de conversa, mostras, cine-diálogo, oficinas e demais ações formativas que discutem temas como letramento racial, identidade, consciência negra, enfrentamento ao racismo, representatividade, ações afirmativas e valorização da cultura afro-brasileira
Segundo a coordenadora do PCRI e diretora de Promoção da Igualdade Étnico-Racial, Oilda Rejane, o objetivo é fortalecer o letramento racial entre os servidores municipais, ampliar a compreensão sobre como o racismo estrutura as relações sociais e institucionais, e fomentar práticas que promovam respeito, diversidade e inclusão.
“O foco da programação do Novembro Salvador Capital Afro 2025 é intensificar as ações de formação, sensibilização e enfrentamento ao racismo institucional nos espaços públicos municipais, reafirmando o compromisso da Prefeitura em consolidar uma gestão pública antirracista e promotora da equidade racial”, afirmou.
Na prática, a agenda intensifica as atividades, estratégias e ações já realizadas pelo PCRI durante todo o ano nos órgãos e entidades. De acordo com a diretora, o Salvador Capital Afro tem papel estratégico na consolidação de políticas públicas de reparação e equidade racial, como parte de um processo contínuo de transformação institucional.
Entre janeiro e outubro deste ano, mais de 5 mil servidores participaram de ações do Programa de Combate ao Racismo Institucional. A expectativa é alcançar mais de 2 mil participantes durante novembro. Ainda este ano, está previsto o Encontro Municipal de Combate ao Racismo Institucional, que deve reunir cerca de 400 colaboradores de diferentes secretarias e entidades.
A agenda é uma iniciativa conjunta do Comitê Técnico de Combate ao Racismo Institucional (Comitê do PCRI) e dos Núcleos Internos do PCRI, com a coordenação da Semur, por meio da Diretoria de Promoção da Igualdade Étnico-Racial e da Coordenação do PCRI.
Confira as ações do PCRI no Novembro Salvador Capital Afro:
· Secretaria Municipal de Gestão (Semge) – 07/11, 14h30: Cine PCRI com exibição do documentário “Luiz Gama”; E de 10 a 14/11: Apresentação da atuação do Núcleo Interno da SEMGE e Reflexões sobre Letramento Racial. Local: Sede da SEMGE – Unidades Administrativas.
· Fundação Cidade Mãe (FCM) – 12/11, 9h, na sede do órgão: Palestra “Respeito às Diversidade e o Direito;
· Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – 12/11, 8h30, na Escola de Saúde Pública de Salvador: “20 anos da Política Municipal de Saúde da População Negra – II Mostra de Experiências Exitosas em Saúde da População Negra”;
· Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) – 13/11, 13h30, no Auditório da Sempre: Roda de Conversa “Heteroidentificação, Autodeclaração e Ações Afirmativas”;
· Fundação Gregório de Mattos (FGM) – 18/11, 13h30, no Espaço Cultural da Barroquinha: Multiálogo com o tema “Arte e resistência: trajetórias de artistas negros em Salvador”;
· Superintendência de Obras Públicas de Salvador (Sucop) – 18/11, 14h, na sede do órgão: Cine PCRI com exibição de Vídeos sobre a temática étnico-racial;
· Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) – 18/11, 14h, Senzala do Barro Preto – Associação Cultural Ilê Aiyê: Roda de Conversa Mulheres Negras e Suas Histórias; Também para público externo.
· Secretaria de Manutenção (Seman) – 27/11, 08h30, Unidade da SEMAN 7 portas: Palestra sobre Letramento Racial e Consciência Negra
· Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) – 28/11, 15h, na Escola de Saúde Pública de Salvador: Palestra com o tema “A Relevância do Dia da Consciência Negra e a História de Luta contra o Racismo no Brasil”
Foto: Lucas Moura / Secom PMS



