quinta, 06 de novembro de 2025
Euro Dólar

MANOEL VITÓRIO APRESENTA EM SÃO PAULO CASOS DE SUCESSO DAS PPPS BAIANAS

Victoria Isabel - 06/11/2025 18:58

Três parcerias público-privadas da área de saúde consideradas referências no país são vinculadas ao governo baiano e apresentam resultados substantivos na melhoria da qualidade da assistência à população: o Hospital do Subúrbio, o Instituto Couto Maia e a PPP de Diagnóstico por Imagem. Os indicadores que refletem o sucesso dessas experiências foram apresentados nesta quinta (6), em São Paulo, em um encontro de lideranças empresariais e investidores, pelo secretário da Fazenda da Bahia, Manoel Vitório, cuja pasta é responsável pela Secretaria Executiva de PPPs do Estado.

Os exemplos baianos estiveram em foco durante a conferência Brazil GRI Infra and Energy 2025, que acontece até esta sexta (7), no hotel Grand Hyatt São Paulo, tendo à frente o GRI Institute, organização internacional de líderes dos setores imobiliário e de infraestrutura voltada para a promoção de negócios e parcerias estratégicas. A participação do secretário Manoel Vitório aconteceu na sessão “PPPs Sociais – Como fortalecer a narrativa de impacto social positivo dessas parcerias?”. A secretária executiva de PPPs do Estado da Bahia, Ananda Lage, também está entre os debatedores da conferência.

Tendo como contratante a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), as PPPs da Bahia no setor apresentam indicadores que não deixam dúvidas sobre a excelência do seu desempenho, ressaltou Manoel Vitório. De acordo com o secretário, na Bahia as PPPs sociais, que se concentram na área de saúde, “melhoram a qualidade no cuidado assistencial à população, pois garantem atendimento de saúde público, gratuito e de qualidade, com eficiência, inovação e cuidado humanizado”.

Vitório lembrou que as PPPs em operação no Estado incluem ainda o Metrô de Salvador e Lauro de Freitas, o Sistema Viário da Estrada do Feijão (BA-052), a Arena Fonte Nova e o Emissário Submarino de Salvador. Um oitavo contrato, em fase de implantação, é o da ponte Salvador-Itaparica.

Impactos positivos

Entre os impactos positivos das PPPs de saúde, o secretário da Fazenda elencou a redução do tempo de espera, o aumento do número de atendimentos, o alto índice de satisfação dos pacientes e profissionais, a melhoria nos indicadores clínicos, como taxas de infecção, tempo médio de internação, taxa de mortalidade, dentre outros, além da eficiência na manutenção predial e, consequentemente, a redução de custos operacionais.

O Hospital do Subúrbio foi eleito em 2022 o quinto melhor hospital público do Brasil, e já recebeu uma série de certificações e prêmios. A mais importante, em 2015, foi o Prêmio do Serviço Público das Nações Unidas, na categoria “Melhoria na prestação de serviços públicos”. O HS permanece até hoje como a primeira e única unidade hospitalar 100% SUS em operação no país com investimentos e serviços assistenciais prestados pelo parceiro privado por meio de PPP.

Inaugurado em 2018, o Hospital Instituto Couto Maia é a maior e mais moderna unidade hospitalar especializada em doenças infectocontagiosas do país, tendo representado um marco na bem sucedida estratégia do Estado da Bahia no combate à pandemia da Covid-19.

Os mais de 3,3 milhões de exames de imagem realizados entre 2015 e 2024 marcam a atuação da Central de Diagnóstico por Imagem, que tornou mais ágil e confiável a prestação dos serviços desta natureza em treze unidades hospitalares da rede SUS no Estado. Os resultados dos exames de radiologia são entregues em até uma hora pela Central Remota de Laudos, que funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano.

Foto: Sefaz

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.