quarta, 05 de novembro de 2025
Euro Dólar

GOVERNO LANÇA PROGRAMA DE CONTROLE POPULACIONAL PARA CÃES NO INTERIOR DO ESTADO

Matheus Souza - 05/11/2025 19:45

O Governo da Bahia começou, nesta quarta-feira (5), o Programa de Controle Populacional de Cães, uma ação inédita no estado que visa proteger os rebanhos e promover o bem-estar animal nas comunidades rurais. As primeiras castrações foram realizadas nos municípios de Gavião e Conceição do Coité, marcando o pontapé inicial de uma iniciativa que alcançará o semiárido baiano.

Segundo o governo do estado, o interior do estado tem sofrido com ataques a seus rebanhos com frequência nos últimos meses. Chegando a ser criticado até por políticos que buscam cargos estaduais, bem como foi pauta de um projeto de responsabilização dos tutores de cães em rebanhos parte do Partido Liberal na Bahia.

O programa é fruto de uma parceria estratégica entre a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) e os Consórcios Públicos da Bacia do Jacuípe e do Sisal, além das 36 prefeituras envolvidas.

Com um investimento de R$ 5 milhões, a meta é castrar 10 mil cães nas comunidades rurais até março de 2026. A ação é vista como essencial para o controle populacional, a melhoria da saúde pública e, principalmente, a proteção dos rebanhos de caprinos e ovinos, que representam a principal fonte de renda de muitos pequenos criadores.

CASTRA-MÓVEIS

Para garantir que o serviço chegue às áreas mais remotas, o programa conta com dois castramóveis totalmente equipados. Essas unidades móveis percorrerão os 36 municípios, realizando mutirões de castração cirúrgica gratuita, vacinação preventiva, microchipagem e campanhas de educação sobre guarda responsável.

O prefeito de Gavião, Laurindo Nazário (PSD), celebrou o fato de seu município estar entre os primeiros beneficiados. “É um privilégio para nosso município e para todo o território sermos escolhidos para iniciar esse projeto. Nossos criadores vinham sofrendo com esse problema, e agora temos alternativas concretas, com respaldo técnico e investimentos do Governo”, disse.

Representando o Consisal, a prefeita de Lamarão, Pró Ninha (PT), enfatizou a importância do trabalho colaborativo. “Cada prefeitura e o Consisal se unem à Seagri nessa ação que melhora a convivência nas comunidades e reforça o compromisso com o bem-estar dos animais e das famílias da região sisaleira”, diz a gestora.

A execução do programa, que se estenderá até março de 2026, contará ainda com o credenciamento de clínicas veterinárias parceiras para ampliar a capacidade de atendimento.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.