

O Governo do Estado segue ampliando as ações de prevenção de desastres naturais e lançou, nesta quarta-feira (5), por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), uma nova licitação para execução de oito obras de contenção de encostas em Salvador, com recursos do Novo PAC 2025.
As intervenções fazem parte de um conjunto de 65 localidades selecionadas pelo programa federal, que inclui 50 pontos na capital e 15 em municípios do interior, como Ilhéus, Itabuna, Teolândia, Cairu e Lauro de Freitas. O investimento total previsto é de R$ 203 milhões, em parceria com o Ministério das Cidades, dentro do eixo Prevenção de Desastres Naturais – Periferia Viva.
Nesta nova etapa, as obras vão beneficiar diretamente mais de 7,4 mil pessoas que vivem em áreas de risco em diferentes bairros da capital. As intervenções contemplam comunidades localizadas em Campinas de Pirajá (Vila Leal e Parque Tecal – trechos 1 e 2), Fazenda Grande (Rua Candinho Fernandes), Cabaletão (Rua Guaracira Souza), Beiru (4ª Travessa Senhor do Bonfim), Praia Grande (Rua Ademir Peixoto) e Castelo Branco (Rua União). O investimento estimado é de R$ 28 milhões. As obras incluem soluções técnicas de estabilização e drenagem, com foco em sustentabilidade e mitigação de riscos, reduzindo o perigo de deslizamentos e melhorando as condições de moradia em áreas de vulnerabilidade geotécnica.
Com essas novas licitações, o Governo do Estado reafirma o compromisso com a segurança das comunidades, a prevenção de desastres e a melhoria da infraestrutura urbana, fortalecendo a parceria Bahia- Brasil para construir cidades mais seguras e resilientes. O edital completo e seus anexos estarão disponíveis no site da Conder: www.conder.ba.gov.br, a partir do dia 7 de novembro.
Fotos: Feijão Almeida/GOVBA