
O projeto do Veículo Leve de Transporte (VLT) de Salvador e Região Metropolitana deu mais um passo importante nesta terça-feira (4). A Subestação Primária Calçada foi energizada e já conta com capacidade para alimentar todo o Trecho 1. Neste primeiro momento, cerca de quatro quilômetros de rede serão alimentados, o que permitirá o funcionamento do sistema até a Ponte São João.
A subestação é uma das quatro unidades primárias que integram o sistema elétrico do VLT, responsável por receber e rebaixar a energia recebida da Coelba e distribuí-la para as subestações retificadoras, estruturas encarregadas de converter a corrente alternada em corrente contínua, que alimenta a rede aérea de tração e garante o deslocamento dos trens.
De acordo com o consultor técnico do Consórcio VLT Nerk, Fabrício Magalhães, os Trechos 1, 2 e 3 do sistema contarão com quatro subestações primárias e 20 subestações retificadoras. “Com a energização da Subestação Calçada, que reduz a tensão de 69 para 13.8 kV, já estaremos aptos para alimentar grande parte do Trecho. Essa Subestação permitirá realizar os testes da retificadora, da rede aérea de tração e dos nossos trens, garantindo o avanço das próximas etapas de implantação.”, explicou Magalhães.
A energização da Subestação Calçada representa um avanço significativo na execução das obras do VLT, que segue em ritmo acelerado, com foco em garantir eficiência, sustentabilidade e integração à mobilidade da Região Metropolitana de Salvador.